/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

O que fazer com o cabelo de Marly: estudos sobre relações raciais e música negra

Publicado em 04 agosto de 2025 às 21:52

O que fazer com o cabelo de Marly: estudos sobre relações raciais e música negra

Autora

EDUNEB

Publicação

2017

Páginas

224

Disponibilidade

Disponível na Biblioteca CRP-03

Forma de Aquisição

Doação

Instituição

EDUNEB

Resumo:

Os textos reunidos no livro O QUE FAZER COM O CABELO DE MARLY? se referem à atenção que o autor, o professor Ari Lima, tem dedicado à produção musical dos negros, particularmente, na cidade de Salvador. Portanto, a pergunta do título enfatiza, por um lado, um diferencial de gênero na relações raciais, mas, por outro lado, considerando a força simbólica do cabelo crespo do negro, sustenta uma pergunta monumental que o povo negro se fez e se faz após a abolição da escravatura e o advento de uma possível sociedade moderna no Brasil, autodefinida como igualitária e sem restrições étnicas e raciais: o que fazer com o cabelo, mas também o que fazer com o corpo, a consciência, a história e a condição social negra em um país que ao mesmo tempo prega igualdade e pratica submissão simbólica.

Descrição:

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Novas Aquisições

Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia

O livro Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia explora a relação entre religião, cultura e psicologia no Brasil, analisando como as crenças religiosas influenciam identidades individuais e coletivas. A obra, com uma abordagem interdisciplinar, reflete sobre as práticas religiosas no país, destacando as tensões e convergências entre ciência e espiritualidade, e contribui para o estudo das religiosidades brasileiras contemporâneas.

Psicologia hospitalar em Minas Gerais: um recorte histórico de 1968 a 1988.

Psicologia Hospitalar em Minas Gerais: Um Recorte Histórico de 1968 a 1988" é uma obra do CRP-MG que explora a evolução da psicologia hospitalar no estado, destacando as transformações entre 1968 e 1988. O livro analisa o impacto das mudanças sociais e políticas, o crescimento da atuação dos psicólogos em hospitais e as dificuldades enfrentadas durante o regime militar e as reformas sanitárias. Com depoimentos e documentos históricos, a obra é uma importante contribuição para a compreensão da psicologia na saúde pública e suas práticas no contexto mineiro.

Referências técnicas para atuação de psicólogas,psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+ é uma obra que orienta profissionais da psicologia sobre como atuar de maneira eficaz e ética em políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. O livro oferece diretrizes sobre acolhimento, intervenção e estratégias de apoio psicológico, abordando as questões sociais e de saúde que afetam esse grupo, além de refletir sobre os desafios e as práticas necessárias para garantir direitos e dignidade a essa comunidade.

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo