/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: ENTRE FATOS E ESTEREÓTIPOS

Publicado em 19 abril de 2023 às 17:47

Gravidez na adolescência: entre fatos e estereótipos

Autora

Fiocruz

Publicação

2021

Páginas

161

Disponibilidade

Disponível na Biblioteca CRP-03

Forma de Aquisição

Doação

Instituição

Editora da Fiocruz

Resumo:

A obra busca agregar elementos para a compreensão do fenômeno da gestação adolescente, articulando-o aos processos históricos e aos direitos humanos e reprodutivos. A questão da gravidez na adolescência é abordada de forma a desvinculá-la de discursos moralizantes e culpabilizador das mulheres.
A autora trata o tema de forma multicausal e complexa, contemplando a discussão de aspectos diversos, como as taxas históricas de gravidez desse público, o momento e o contexto tidos como socialmente adequados para a maternidade, os discursos sobre a moralidade e o corpo feminino, entre outros. Em cinco capítulos, o livro da coleção Temas em Saúde reforça a importância das políticas sociais para a diminuição desse fenômeno e também para minimizar o impacto da gestação no futuro de suas mães, permitindo pensar a centralidade, a autonomia e o desenvolvimento das mulheres.

Descrição:

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Novas Aquisições

A PSICOLOGIA E O TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

A publicação é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo CRP-MG, por meio do Crepop e da Comissão de Psicólogas(os) de Saúde, em colaboração com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e busca investigar as especificidades e os desafios de categoria que trabalha na Atenção Básica de Saúde de Minas Gerais.

LIVRO DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA: O TRABALHO DA PSICOLOGIA NA SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A prática na Socioeducação é um desafio que se coloca cotidianamente à/ao profissional da Psicologia. Esta publicação é o resultado de uma construção coletiva, pensada e organizada por psicólogas/os que estão envolvidos profissionalmente na política da Socioeducaçãoe tem o objetivo de servir como norteador ético-político ao exercício da/o profissional de Psicologia que trabalha na execução das medidas socioeducativas no meio fechado, aberto e em situações de acautelamento provisório.

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEI Nª 13.935/2019, ESSA LUTA TEM HISTÓRIA!

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a cartilha “Psicologia e serviço social na educação básica: Lei nª 13.935/2019, essa luta tem história!”. Com a aprovação da Lei nº 13.935/2019, toda a rede pública de educação básica no país deve contar, agora, com a presença de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais em suas equipes multiprofissionais – uma importante ferramenta para a consolidação de um ensino público inclusivo, de qualidade e garantidor de direitos.

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo