/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Novas Aquisições  →  A atuação da psicologia no SUAS: um enfoque no CREAS, em seus desafios e potencialidades

A atuação da psicologia no SUAS: um enfoque no CREAS, em seus desafios e potencialidades

A atuação da psicologia no SUAS: um enfoque no CREAS, em seus desafios e potencialidades

A atuação da psicologia no SUAS: um enfoque no CREAS, em seus desafios e potencialidades

Autora

CRV

Publicação

2014

Páginas

176

Disponibilidade

Disponível na Biblioteca CRP-03

Forma de Aquisição

Doação

Instituição

Editora CRV

Descrição:

Resumo:

O tema deste livro é a atuação da(o) psicóloga(o) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mais especificamente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a partir de uma pesquisa cartográfica da experiência profissional de inserção nesses equipamentos na região metropolitana de Belo Horizonte. O foco dessa pesquisa foi a investigação dos processos de subjetivação das(os) psicólogas(os) no CREAS e das linhas de força que percorrem, perpassam e tensionam essa inserção. Dessa forma, abordo a prática psicológica e seu contexto institucional, transitando pelas questões da macro e micropolíticas; os objetivos, a história e os dilemas da política de assistência social; a inserção da Psicologia nas políticas públicas e no SUAS, e a discussão sobre a formação profissional adequada para essa inserção; as angústias e ansiedades da(o) psicóloga(o) na realização dos objetivos institucionais e nas relações profissionais; e a potencialidade, inovação, produção, repetição, reprodução e antiprodução do trabalho desenvolvido.
Na concretude dessa realidade de atuação, busquei uma produção de conhecimento que abarcasse a complexidade das subjetividades envolvidas e do campo de pesquisa. O campo da assistência social, como ficará evidenciado nos capítulos desse livro, apresenta uma série de desafios técnicos, teóricos, epistemológicos e políticos para a Psicologia. Nesse sentido, esse estudo busca colaborar para um maior conhecimento do trabalho realizado nesse campo, na tentativa de contribuir para a atuação das(os) psicólogas(os) no SUAS, que, como política de proteção social, visa diminuir a vulnerabilidade das populações frente a situações de risco.

Skip to content