Publicado em 20 junho de 2016 às 14:18

O 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) reuniu aproximadamente 270 psicólogas/os, estudantes e convidadas/os de todo o país, no final de semana, em Brasília. O CNP acontece a cada três anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia.
As atividades do Congresso foram iniciadas com o debate das propostas aprovadas nos dez grupos de trabalho (GTs) e a discussão das 329 proposições vindas dos Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) realizados na etapa anterior.
Durante o CNP, que este ano trouxe como tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”, foram debatidos assuntos relacionados às condições de trabalho, democratização do Sistema Conselhos de Psicologia, transparência, criança e adolescente, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, relações raciais, avaliação psicológica, psicoterapia e ampliação do exercício profissional.
Além da votação das propostas, foram apreciadas 49 moções (apoio e de repúdio) e lançada a Articulação Nacional de Psicólogas e Psicólogos LGBT, com vistas a barrar retrocessos no que se refere aos direitos LGBTs no Brasil.
No último dia do encontro, a Comissão Eleitoral do 9º CNP apresentou as chapas relativas à consulta nacional para a gestão 2017/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que acontece em agosto deste ano. As quatro chapas anunciadas foram “Cuidar da Profissão”, “Fortalecer a Profissão”, “Psicólogos em Ação” e “Renovação da Psicologia”.
Informações e fotos: Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
II Fórum de debates sobre raça e classe do Instituto de Psicologia da UFBA
No dia 26 de setembro, a partir das 18h, acontece o II Fórum de Debates sobre Raça e Classe do […]
Publicado em 20 junho de 2016 às 14:18CRP-03 participa de evento sobre Psicologia e Empreendedorismo
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou, na última terça-feira (19/09), do evento Psi Empreende: A Jornada do […]
Publicado em 20 junho de 2016 às 14:18CFP prorroga prazo de pesquisa sobre atuação de psicólogas/os no Sistema de Justiça. Participe!
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) prorrogou, até 15 de outubro, uma pesquisa junto às(aos) psicólogas(os) que atuam no Sistema […]
Publicado em 20 junho de 2016 às 14:18