Publicado em 22 março de 2021 às 14:33

O dia 21 de março tem o objetivo de dar visibilidade às temáticas relacionadas à Síndrome de Down, além de conscientizar a sociedade sobre os mitos e preconceitos que cercam este assunto. O último levantamento feito pelo Departamento de Genética do Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas, ainda em 2009, apontava 270 mil brasileiras/os com a síndrome.
Um estudo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) mostrou que a expectativa de vida desta população aumentou para 76 anos. Uma diferença significativa se comparada há tempos em que as pessoas com essa alteração genética viviam, em média, até os 20 anos de idade.
No Brasil e no mundo diversas entidades lançam ações para promover a inclusão das pessoas com Down no mercado de trabalho, esportes, teatro, e outros espaços que podem ser ocupados por todas e todos, garantindo assim o respeito à diversidade.
Segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), a síndrome não impede que as pessoas ocupem um lugar digno na sociedade e tenham uma vida como qualquer outro indivíduo.
ESTRATÉGIA DE BUSCA
Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Lei Maria da Penha completa 19 anos: Psicologia reafirma compromisso no combate à violência contra as mulheres
Neste 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 19 anos de vigência no Brasil. Fruto […]
Publicado em 22 março de 2021 às 14:33Psicóloga/o, verifique sua situação financeira e esteja apta/o para votar!
As eleições do Sistema Conselhos de Psicologia acontecem entre 23 e 27 de agosto, mas as/os psicólogas/os já podem conferir […]
Publicado em 22 março de 2021 às 14:33Chapas que concorrem à próxima gestão do CRP-03 apresentam propostas em debate
Atividade integrou o calendário de ações relacionadas à eleição 2025 A fim de garantir que a categoria conheça e avalie […]
Publicado em 22 março de 2021 às 14:33