/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  28 de janeiro: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

28 de janeiro: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O trabalho análogo à escravidão está por trás de coisas que fazem parte da nossa vida. No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo lembramos  sobre a necessidade de exigir políticas de transparência quanto à fabricação dos produtos, bem como nos processos de contratação de serviços. Além disso, é fundamental  adotar um consumo mais responsável e consciente. 

Não podemos esquecer que a escravidão ainda está presente em nossos dias, embora modificada por algumas características particulares. O trabalho doméstico escravo, por exemplo, apesar de pouco pautado, tem submetido milhares de mulheres a graves violações de direitos humanos que ocorrem, de maneira silenciosa, dentro de muitos lares no Brasil e no mundo.

Em conformidade com a legislação brasileira, os elementos que podem caracterizar o trabalho escravo são: condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, trabalho forçado e servidão por dívida. Para denunciar, acesse o canal para o registro de denúncias trabalhistas da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia: https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/home. 

ESTRATÉGIA DE BUSCA

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com 34 resultados no REFNET. 

Link: https://bvsalud.org/queries/search_strategy/28-de-janeiro-dia-nacional-de-combate-ao-trabalho-escravo/?l=pt_BR

Baixe aqui.

Skip to content