/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  11º Congresso Nacional da Psicologia é marcado para junho de 2022

11º Congresso Nacional da Psicologia é marcado para junho de 2022

Evento define as ações do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia para os próximos três anos

A décima primeira edição do Congresso Nacional da Psicologia (CNP) acontecerá entre 02 e 05 de junho de 2022, no formato on-line, com o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”. O evento acontece a cada três anos e é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Neste espaço são definidas as ações para o triênio subsequente, nas próximas gestões do Conselho Federal e dos Regionais.

O CNP não é um congresso científico-acadêmico e sim um momento de discussão para que a categoria de psicólogas/os participe efetivamente nas deliberações do que será desenvolvido pelo Sistema Conselhos de Psicologia. Para isso, algumas etapas são realizadas antes da atividade nacional, a fim de garantir o amplo debate entre as/os profissionais.

Entenda as etapas do CNP e saiba como participar

Eventos preparatóriosPsicólogas/os, estudantes, convidadas/os e outras pessoas interessadas podem participar destes eventos. As atividades do CRP-03 estão sendo feitas no formato on-line, através de lives, seminários, rodas de conversa, entre outras modalidades, para o levantamento de propostas que serão apreciadas nos PRÉ-COREPS.

A proposta deve pertencer a um dos eixos norteadores. São eles: Eixo 1) Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia. Eixo 2) Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas. Eixo 3) O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

A/O profissional também pode encaminhar a sua proposta através do link https://cnp.cfp.org.br/sistema/11/formulario-online/encontrar-registro, até o dia 10 de setembro de 2021.

PRÉ-COREPS – Nesta etapa são elaboradas novas propostas, além de apreciar e sistematizar as propostas enviadas anteriormente. Psicólogas/os e estudantes de Psicologia podem participar desta etapa. Nos PRÉ-COREPS são eleitas/os as/os delegadas/os que estarão presentes nos Congressos Regionais da Psicologia (COREPs).

As informações sobre os PRÉ-COREPS da Bahia serão divulgadas em breve.

COREP – Nos Congressos Regionais (COREPs), as/os delegada/os têm a função de aprovar e sistematizar as propostas produzidas nos PRÉ-COREPs, a serem encaminhadas para o 11º CNP. São produzidos dois cadernos um com propostas regionais que deve permanecer no CRP e outro com propostas nacionais a ser enviado à COMORG para sistematização. Nesta etapa são eleitas/os as/os delegadas/os que devem representar o CR na etapa nacional. Além disso, as chapas para as próximas eleições dos regionais são inscritas.

O Congresso Regional da Psicologia etapa Bahia (COREP) está agendado para os dias 01,02 e 03 de abril de 2022. Todas as informações sobre o COREP-BA serão divulgadas em breve.

CNP – O Congresso Nacional da Psicologia (CNP) é composto pelas/os delegadas/os eleitas/os nos COREPs. O momento é promovido para apreciar as propostas vindas dos COREPs, aprovar as propostas que irão compor o Caderno de Deliberações do 11º CNP, e realizar a inscrição das chapas para as eleições do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Poderão ser delegadas/os nos COREPS e no CNP apenas as/os psicólogas/os regularmente inscritas nos CRPs, podendo ser inscrição principal ou secundária, e adimplentes.

Regulamento e texto orientador

Para saber mais sobre o CNP e suas etapas, o Conselho Federal de Psicologia disponibilizou um site para o Congresso que pode ser acessado através do endereço https://cnp.cfp.org.br/vem-ai/. A página reúne informações importantes a respeito do evento, como por exemplo, o regulamento, texto orientador e espaço para o envio de propostas.

 

Skip to content