/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Os desafios das/os psicólogas/os frente a efetividade das comunidades

Publicado em 12 abril de 2023 às 19:49

Com o propósito de debater sobre a atuação e papel das psicólogas/os nos diferentes contextos das comunidades terapêuticas junto a pessoas em situação de rua, a Comissão de Políticas Públicas (CPP) do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) promoverá o seminário online com o tema “Os desafios das/os psicólogas/os frente a efetividade das comunidades terapêuticas junto a população em situação de rua”. O evento será realizado no dia 14 de abril, às 19h, com transmissão ao vivo no Youtube do CRP-03. As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma Doity. (CLIQUE AQUI)

Voltado para profissionais da Psicologia, comunidade Acadêmica, entidades e Movimentos Sociais, estudantes e demais interessadas/os, a programação do evento contará com especialistas que ampliarão a temática destacando a situação de pessoas Trans e considerando marcadores sociais de raça, gênero e classe na perspectiva do acesso a direitos sociais. Além da Comissão de Políticas Públicas, a organização do seminário também conta com o apoio das comissões de Direitos Humanos (CDH) e Comissão de Mulheres e Relações de Gênero (COMREG) do CRP-03. 

Confira a programação completa:

DATA: 14/04/2023 

HORÁRIO: 19h

INSCRIÇÕES: Plataforma Doity (clique aqui)

Mesa de Abertura

– Ailena Julie Silva Conceição (CRP-03/15296), coordenadora da Comissão de Políticas Públicas.

–  Ronildo da Cruz Bomfim-Indígena Pataxó-Crp 03/20176- membro da Comissão de Direitos Humanos e CPP 

–  Edna Abadia (CRP-03/13485) (Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos, membro da Comissão Mulheres e Relações de Gênero (COMREG)  e CPP.

Painel: A Psicologia e suas contribuições para o enfrentamento das vulnerabilidades das pessoas em situação de rua e nas Comunidades Terapêuticas 

Palestra 01:Os desafios do Acolhimento psicológico de pessoas trans em situação de vulnerabilidade social ou situação de rua.

Expositor: Alan Conceição dos Santos Costa CRP-03/19365: Psicólogo Clínico, Pós Graduando em Terapia Cognitiva Comportamental, Formação em Psicologia do Futebol, Psicólogo Social atuando com a Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Conselheiro do XVII Plenário do Crp03. 

Palestra 02:Psicologia e garantia de direitos das pessoas em situação de rua

Questões inerentes às pessoas trans em situação de rua. 

Expositor: Carlos César Barros- CRP 03/4033: Psicólogo, mestre em educação e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atual Coordenador do Grupo de Pesquisa Psicologia e Teoria Crítica (Feirafurt). 

Palestra 03: Atenção psicossocial  à pessoa em situação de rua: práticas e desafios. 

Expositor: Elias Fernandes Mascarenhas Pereira CRP-03-14821: Psicólogo, Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB-UNIVASF). Doutorando em Psicologia (PPGPSI -UFS). Atualmente é psicólogo do Centro POP em Juazeiro-BA. 

Palestra 04: A atuação do Movimento Nacional da população em situação de rua 

Expositor: Matheus Rios Silva Santos CRP 03 – 24115: Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como apoiador do Movimento Nacional da População de Rua em Feira de Santana desde 2016 e em Natal desde 2019. Possui mestrado sobre o fortalecimento e formação de lideranças do MNPR na região nordeste. Atualmente é um dos oficineiros do projeto “Rualogia: das Marquises para Luta. Conhecer para Lutar” . Faz parte do grupo de pesquisa Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidade (UFRN). Também é pesquisador extensionista do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua do programa Polos de Cidadania da UFMG e integrante do Observatório do Trauma Psicossocial (USP e UNIFESP). 

Tema: Comunidade Terapêutica: nova roupagem, velhas práticas. A manicomialização moderna da população de rua.

Mediação: Cintia Palma Bahia (CRP-03/5387). 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

II Fórum de debates sobre raça e classe do Instituto de Psicologia da UFBA

No dia 26 de setembro, a partir das 18h, acontece o II Fórum de Debates sobre Raça e Classe do […]

CRP-03 participa de evento sobre Psicologia e Empreendedorismo 

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou, na última terça-feira (19/09), do evento Psi Empreende: A Jornada do […]

CFP prorroga prazo de pesquisa sobre atuação de psicólogas/os no Sistema de Justiça. Participe!

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) prorrogou, até 15 de outubro, uma pesquisa junto às(aos) psicólogas(os) que atuam no Sistema […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Skip to content