/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  09 de agosto: Dia Internacional dos Povos Indígenas

09 de agosto: Dia Internacional dos Povos Indígenas

Hoje, 9 de agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em dezembro de 1994, em referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982. Três anos mais tarde, em 1985, o mesmo Grupo deu início aos preparativos da minuta da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A Declaração, entre outras afirmações, destaca “que os povos indígenas são iguais a todos os demais povos e reconhecendo ao mesmo tempo o direito de todos os povos a serem diferentes, a se considerarem diferentes e a serem respeitados como tais”.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia reitera o papel da Psicologia na promoção e prevenção em saúde mental dos povos indígenas, principalmente frente ao agravo da pandemia de COVID-19, que interfere drasticamente no bem viver e na organização social destes povos. Para tanto, resgata a importância da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. 

Baixe o arquivo aqui.

Confira também as dicas de leitura sobre o assunto.