/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

07/04 – Dia Mundial da Saúde

Publicado em 07 abril de 2023 às 13:38

07/04 – Dia Mundial da Saúde

A jornada para alcançar a “Saúde Para Todos” é o tema da campanha do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril. A ocasião marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), criada em 1948 para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis. Neste ano, a OMS completa 75 anos e a proposta é rememorar os avanços da saúde pública nas últimas sete décadas e motivar ações para enfrentar os desafios de saúde do presente e futuro.

A criação da OMS nasce da proposta de uma organização internacional de cooperação para a saúde pública mundial. O Brasil é membro e participa ativamente das discussões que visam “levar” saúde onde houver pessoas. Para a população brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS), Lei 8080, de 19/09/90, é modelo de assistência que atende a população. TODAS/OS PRECISAM DO SUS ou em algum momento da vida, já o utilizou, por meio de acesso às campanhas de imunização, na fiscalização de produtos e alimentação e nos demais serviços, programas da política nacional de saúde. 

A Psicologia como ciência colabora com o desenvolvimento do SUS, e enquanto profissão discorre na construção do sistema de saúde com o trabalho no dia a dia.  A abordagem da Psicologia no contexto da saúde e bem-estar tem ganhado maior relevância nos últimos anos, sobretudo, com a pandemia da Covid-19 e suas sequelas diretas e indiretas na saúde mental da sociedade. A OMS prevê desde 2020 até os dias atuais  as reações e consequências na saúde emocional, dados revelam  aumento de sintomas e diagnóstico da ansiedade.

É importante avançar contra o preconceito e o estigma no tratamento da saúde mental, realizar investimento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promover os cuidados em liberdade e garantir o acolhimento adequado e assistência básica à população, em especial às pessoas  em situação de vulnerabilidade, persiste como uma das principais barreiras a ser superada. E ter o entendimento que quando se discute saúde, está falando de saúde mental, caminham-se  juntas, não há como estabelecer diretrizes de saúde  sem a permanente agenda da saúde mental.  

Desse modo, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) se une às instituições de defesa da saúde, desenvolvendo ações de conscientização, valorização e inclusão da Psicologia nas estratégias de promoção da saúde pública integral.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

CRP-03 promove evento para dialogar sobre saúde mental de psicólogas negras

No mês que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha (25/07), o Conselho Regional de […]

O perfil das/os Psicólogas/os baianas/os é tema do Mês Psi 2024

Confira calendário de eventos que acontecem em agosto em todo estado Com o propósito de evidenciar o legado da Psicologia […]

CRP-03 lança chamada para publicação de texto no livro “Práticas de psicólogas/o no campo da Psicoterapia”

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio da Comissão de Saúde,  lança chamada para publicação de texto […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo