/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Psicologia e Serviço Social são profissões da educação

Publicado em 06 dezembro de 2021 às 19:04

Psicologia e Serviço Social são profissões da educação

Nesta terça-feira (07/12), a Câmara dos Deputados pode votar o Projeto de Lei 3418/21 que atualiza a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com a aprovação do Fundeb, estados e municípios poderão pagar psicólogas/os e assistentes sociais com os 70% destinados ao pagamento de profissionais da educação básica.

A proposta em análise altera esse trecho da regulamentação para especificar quais profissionais da rede de educação básica em efetivo exercício poderão ser beneficiadas/os.

Diante do cenário, é imprescindível o engajamento das/os profissionais da Psicologia e do Serviço Social – bem como a sociedade como um todo – na mobilização pela manutenção da Psicologia e do Serviço Social no FUNDEB. Afinal, Psicologia e Serviço Social são profissões da Educação.

Após 20 anos de muita mobilização, a Lei nº 13.935/2019 foi aprovada, determinando que o Poder Público assegure o atendimento psicológico e socioassistencial às alunas e aos alunos da rede pública de educação básica.

Considerando todos os processos históricos de luta em torno da Lei nº 13.935/2019, seguimos em movimento para que essa importante legislação seja implementada nos municípios baianos.

Para a aprovação, o PL depende de mobilização prévia das/os parlamentares. Qualquer pessoa pode enviar mensagem e solicitar às/aos parlamentares para que com seus respectivos mandatos possam defender a especificação que psicólogas/os e assistentes sociais são profissionais da educação. Essa defesa é uma maneira de proteger a vida das pessoas que estão na educação básica.

XVI PLENÁRIO

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia

Luta do povo, conquista da liberdade – agora rumo ao reconhecimento nacional O 2 de Julho, data da Independência do […]

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: uma data de visibilidade, resistência e compromisso ético da Psicologia

Instituído em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado […]

Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. O 26 […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo