Publicado em 01 dezembro de 2021 às 19:50
1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a aids. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) para informar a sociedade sobre formas de prevenção, além de combater o preconceito às pessoas que vivem ou convivem com HIV/aids. No mundo, organizações e pessoas coordenam diversas ações neste dia.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no ano passado uma edição revisada da Referência Técnica para Atuação de Psicólogas/os nos Programas de e Serviços de IST/HIV/aids. O documento pode ser acessado no site do CFP e se configura em uma publicação importante para orientar e qualificar a prática profissional, pautando-se na proteção e promoção dos Direitos Humanos.
Precisamos lutar como psicólogas/os para o acolhimento respeitoso que conscientiza sobre empoderamento, promove autonomia, e desmistifica individualmente e coletivamente o olhar para a/o humana/o que muitas vezes é estigmatizada socialmente e se esconde. A Psicologia precisa ser auxiliadora para que as pessoas que utilizam nossos serviços possam se reafirmar enquanto protagonistas em suas jornadas.
Que as pessoas que vivem com HIV/aids tenham seus direitos garantidos!
Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link.
Baixe o arquivo aqui.
DICAS DE LEITURA: aqui
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Marcus Vinícius de Oliveira, presente!
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03 relembra, na data de hoje, os 10 anos sem o psicólogo Marcus […]
Publicado em 01 dezembro de 2021 às 19:50CRP-03 altera funcionamento da sede nesta
⏰ O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que em razão do ponto facultativo, não haverá expediente na sede […]
Publicado em 01 dezembro de 2021 às 19:50Não consegue baixar o boleto da anuidade? Saiba como solicitar!
Informamos que o desconto de 15% para pagamento da cota única da anuidade é até amanhã, 31/01/2026. Caso não tenha […]
Publicado em 01 dezembro de 2021 às 19:50