/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Nota à população sobre a prática da Psicoterapia

Publicado em 12 setembro de 2017 às 17:43

Nota à população sobre a prática da Psicoterapia

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-03), a partir da publicação de matéria jornalística veiculada no Jornal A Tarde em agosto deste ano, pronuncia-se à comunidade para melhor compreensão da prática da Psicoterapia.

A matéria causa confusão ao denominar a assistência oferecida pelo Núcleo de Terapia Integrada Jordan Campos aos sobreviventes da tragédia Cavalo Marinho I como “atendimentos psicológicos”. Embora a atividade de Psicoterapia não seja privativa da/o profissional de Psicologia, não é possível afirmar que se trate de atendimentos desta natureza, visto que não são oferecidos por psicóloga/o.

Para o Conselho de Psicologia, a Psicoterapia realizada por psicólogas/os é um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas. A resolução do CFP 010/2000 qualifica a Psicoterapia como uma prática da/o psicóloga/o que promove a saúde mental e propicia condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos. Quando prestada por profissionais desta área da saúde, a atividade psicoterapêutica é fiscalizada pelos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, possibilitando à população segurança no serviço que está sendo oferecido.

O CRP-03 destaca, também, que a  “Terapia Cognitiva Transpessoal” é uma modalidade não reconhecida no âmbito da Psicologia. Para saber quais são as práticas aceitas pelo Conselho, quais delas estão reservadas a/ao psicóloga/o e como efetuar denúncias, solicitações e outros questionamentos, a/o cidadã/ao pode entrar em contato através dos canais disponibilizados ou sanar as dúvidas na seção orientação, do site.

 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia

Luta do povo, conquista da liberdade – agora rumo ao reconhecimento nacional O 2 de Julho, data da Independência do […]

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: uma data de visibilidade, resistência e compromisso ético da Psicologia

Instituído em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado […]

Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. O 26 […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo