Publicado em 18 maio de 2022 às 19:55

A data de hoje também simboliza um marco para a saúde mental no Brasil. Em 1987 acontecia o II Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, na cidade de Bauru, em São Paulo, onde foi realizada uma manifestação pública pela extinção dos manicômios e pela luta contra a exclusão e a discriminação. Desde então, o movimento antimanicomial vem pautando a defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental, principalmente no que diz respeito à liberdade e a convivência em sociedade.
Em abril deste ano, a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal promoveu uma audiência pública, com participação de especialistas, membros da Defensoria Pública e do Ministério Público, para discutir o corte de recurso da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), por parte de uma portaria do Ministério da Saúde. Além disso, as/os participantes da audiência debateram sobre um edital do Ministério da Cidadania que propõe investimento em hospitais psiquiátricos.
Diante de tantos retrocessos, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) se posiciona pela Reforma Psiquiátrica e por uma política de nacional de saúde mental antimanicomial, com o fortalecimento da Raps, pela garantia dos direitos das/os usuárias/os do serviço e também das/os trabalhadoras/es presentes nos diversos dispositivos.
Nenhum passo atrás: manicômio nunca mais!
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Convite para a Posse do XVIII Plenário do CRP-03
✨ Convite Especial ✨ O Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região – Bahia (CRP-03) tem a honra de convidar […]
Publicado em 18 maio de 2022 às 19:55Reunião Ordinária Ampliada Temática da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP-03 convida a categoria para a reunião ampliada temática que acontece no dia […]
Publicado em 18 maio de 2022 às 19:55CRP-03 em Movimento leva serviços da autarquia para região Sudoeste
Nos dias 19 e 20 de setembro, profissionais de Psicologia da Região Sudoeste poderão contar com uma série de serviços […]
Publicado em 18 maio de 2022 às 19:55