Publicado em 04 fevereiro de 2024 às 14:30
Na data de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vem lembrar os oito anos sem Marcus Vinícius de Oliveira, assassinado no município de Jaguaripe-BA, local conhecido por diversas questões relacionadas aos conflitos de terra. O crime ainda permanece sem resolução e o CRP-03 continua reforçando a importância de uma resposta para que a justiça seja feita nesse, e em tantos outros casos semelhantes.
O psicólogo conhecido como Marcus Matraga, era natural de Sete Lagoas, região central de Minas Gerais. O mineiro cursou Psicologia em Belo Horizonte, no entanto viveu durante muitos anos na Bahia, onde trabalhou como professor da UFBA. Ativista e um dos pioneiros na Luta Antimanicomial, Matraga participou ativamente das mais importantes transformações da profissão de psicóloga/o no Brasil, trabalhando incansavelmente para uma Psicologia com compromisso social.
No âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia, participou de gestões do Conselho Federal, além dos regionais da Bahia e de Minas. Durante esse período, idealizou a criação das Comissões de Direitos Humanos, do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), e do Congresso Nacional da Psicologia.
A sua trajetória sempre será lembrada!
Marcus Vinícius, presente!
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
16 dias de ativismo chama atenção para os casos de violência contra a mulher
A campanha dos 16 Dias de Ativismo teve início em 1991, a partir da mobilização de ativistas durante o Instituto […]
Publicado em 04 fevereiro de 2024 às 14:30CRP-03 destaca o Dia da Consciência Negra
A Psicologia deve estar fundamentada em práticas antirracistas. É com essa afirmação que o Conselho Regional de Psicologia da Bahia […]
Publicado em 04 fevereiro de 2024 às 14:30Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar
O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]
Publicado em 04 fevereiro de 2024 às 14:30