Publicado em 23 abril de 2024 às 16:41
“Avanços na Atuação e Desafios Enfrentados pela Psicologia no CAPS e a Importância da Arte e Cultura na Reforma Psiquiátrica Brasileira” foi o tema da live realizada na noite do dia 22 de abril, transmitida pelo canal do Youtube @crpbahiavideos. A live foi organizada pela Comissão de Políticas Públicas (CPP), Comissão de Saúde e o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). Um dos objetivos do evento foi promover discussões sobre as formas de atuação da Psicologia no CAPS, refletindo sobre estratégias para superar desafios e enfrentar as dificuldades enfrentadas pelas/os profissionais nesse espaço.
As/os conselheiras/os Ana Caroline Moura Cabral (CRP-03/5541), Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974), Glória Maria Machado Pimentel (CRP-03/8457), Juliana dos Anjos Pires Santos (CRP-03/13657), Ronildo da Cruz Bomfim (CRP-03/20176),, e os convidados Jorge Silva Sampaio (CRP-03/10708), Milson Jonatas Borges Ribeiro (CRP-03/27176) foram as/os responsáveis pelas falas na atividade.
Durante a live, as/os palestrantes trouxeram para debate, o quanto é fundamental a existência da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e seus dispositivos, para a consolidação de uma política pública de saúde mental no Brasil, baseada na promoção do cuidado em liberdade e respeito pelos direitos das/os usuárias/os dos serviços.
No entanto, mesmo com avanços significativos em se tratando da reforma psiquiátrica, as/os participantes reforçaram que ainda há muito o que ser feito para melhorar. A implantação efetiva da rede, o sucateamento, a falta de recursos humanos e materiais, o estigma, entre outros pontos são alguns dos desafios atuais neste contexto.
A transmissão também possibilitou que as/os inscritas/os no evento tirassem dúvidas sobre a temática ao vivo. Para assistir a live, acesse a gravação na íntegra disponível abaixo:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
16 dias de ativismo chama atenção para os casos de violência contra a mulher
A campanha dos 16 Dias de Ativismo teve início em 1991, a partir da mobilização de ativistas durante o Instituto […]
Publicado em 23 abril de 2024 às 16:41CRP-03 destaca o Dia da Consciência Negra
A Psicologia deve estar fundamentada em práticas antirracistas. É com essa afirmação que o Conselho Regional de Psicologia da Bahia […]
Publicado em 23 abril de 2024 às 16:41Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar
O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]
Publicado em 23 abril de 2024 às 16:41