/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Língua Brasileira de Sinais é ferramenta importante de inclusão

Língua Brasileira de Sinais é ferramenta importante de inclusão

Neste domingo (24) comemoramos o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma ferramenta muito importante de inclusão social na comunicação das pessoas surdas entre si, e delas com as/os ouvintes.  Os sinais são feitos levando em conta os movimentos das mãos, as expressões faciais e também corporais.

Segundo a Lei nº 10.436, de 2002 entende-se como Libras “a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”. A Lei também define garantias ao tratamento adequado à comunidade surda no Brasil.  

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) possui, dentro da Comissão de Direitos Humanos, o Grupo de Trabalho Psicologia Bilíngue para pessoas Surdas (GTPBS). O GT foi criado com o objetivo de sensibilizar estudantes e profissionais de Psicologia para a importância do atendimento bilíngue. No canal do Youtube do CRP-03, o crp03vídeos, está disponível o evento Psicologia Bilíngue – Experiências práticas, promovido pelo Grupo, em agosto de 2020.

Skip to content