Publicado em 14 abril de 2021 às 20:58

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou hoje (14/04), da Audiência Pública: Debate sobre saúde mental e defesa da RAPS. A iniciativa ocorreu remotamente com transmissão pela TV Câmara Salvador.
Sob a mediação do ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos, representantes do poder público municipal e estadual, da sociedade civil organizada e de entidades da Psicologia debateram sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O presidente do CRP-03, Washington Luan Gonçalves de Oliveira (CRP-03/18055), falou em defesa da luta antimanicomial, alertando para o enfrentamento aos ataques à Política Nacional de Saúde Mental.
O conselheiro chamou a atenção para as dificuldades impostas pelo contexto pandêmico, além de ressaltar a necessidade de aumento de investimentos em Saúde Mental nos municípios e Estado.
Ampliação dos serviços psicológicos
Considerando o importante e primordial papel na linha de frente que a Psicologia ocupa, o presidente pontuou a urgência no aumento do número de servidoras/es para ampliação dos serviços psicológicos.
Em julho do ano passado, após sinalização do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) – a partir do Grupo de Trabalho de Psicologia e Articulação Sindical (GTPAS) -, juntamente com o Sindicato das/os Psicólogas/os da Bahia (SINPSI-BA), a Prefeitura Municipal de Salvador suspendeu apoio institucional à plataforma específica que visava oferecer apoio psicológico gratuito. Veja
Vacinação
Na oportunidade, o CRP-03 reforçou ainda que estado e municípios contemplem psicólogas/os nesta fase de vacinação de trabalhadoras/es da saúde que atuam autonomamente, tema que a autarquia está acompanhando de perto. Nesta segunda-feira (13/04), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reiterou o conteúdo do Ofício CRP-03 no 43/2021, enviado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), solicitando inserção de psicólogas/os liberais/autônomas/os no calendário de vacinação. Veja.
Assista:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Lei Maria da Penha completa 19 anos: Psicologia reafirma compromisso no combate à violência contra as mulheres
Neste 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 19 anos de vigência no Brasil. Fruto […]
Publicado em 14 abril de 2021 às 20:58Psicóloga/o, verifique sua situação financeira e esteja apta/o para votar!
As eleições do Sistema Conselhos de Psicologia acontecem entre 23 e 27 de agosto, mas as/os psicólogas/os já podem conferir […]
Publicado em 14 abril de 2021 às 20:58Chapas que concorrem à próxima gestão do CRP-03 apresentam propostas em debate
Atividade integrou o calendário de ações relacionadas à eleição 2025 A fim de garantir que a categoria conheça e avalie […]
Publicado em 14 abril de 2021 às 20:58