/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Data é símbolo de resistência e luta contra o racismo

Publicado em 25 julho de 2022 às 12:56

Data é símbolo de resistência e luta contra o racismo

A data de hoje é resultado do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana, em 1992. Neste evento foi criada a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas que lutou pelo reconhecimento deste dia. Por conta disso, o mês de julho é conhecido como Julho das Pretas. 

Aqui no Brasil, a Lei N° 12.987, sancionada em 2014, dispõe sobre a criação do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, símbolo de luta e resistência contra a escravidão, que viveu na década de XVIII, no estado do Mato Grosso. 

É importante destacar que as mulheres negras figuram em posições de vulnerabilidade, sobretudo quando falamos de assédio, feminicídio, mercado de trabalho, violência entre outras situações vivenciadas exclusivamente por ser uma mulher negra.

Nesta data, o CRP-03 reforça a necessidade de se fazer uma Psicologia comprometida com o enfrentamento ao racismo estrutural e na promoção de uma sociedade mais equânime e igualitária. 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Inscrições abertas para o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática profissional da Psicologia”

Nos dias 19 e 20 de setembro, acontecerá o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática […]

Saiba como apresentar a justificativa

Atenção! As/os psicólogas/os que não votaram nas eleições devem apresentar a justificativa até o dia 26 de outubro de 2025. […]

Dia Nacional do Orgulho Lésbico – Por mais visibilidade, representatividade e protagonismo! 

O mês de agosto possui duas datas importantes para a população LGBTQIA+. Além do Dia Nacional do Orgulho Lésbico, celebrado […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo