Publicado em 29 dezembro de 2021 às 17:53

Diante da tragédia e devastação ocasionada pelas fortes chuvas que atingiram diversas cidades do estado desde o início de dezembro, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) tem atuado em ações a fim de contribuir para a tomada de decisões para assistência às vítimas.
Uma das frentes tem sido a constante tentativa de diálogo com o poder público para a adoção de medidas necessárias na atual situação de emergência e desastres, alertando para a atenção à saúde mental.
Gestoras e gestores baianas/os estão sendo orientadas/os sobre a necessidade do suporte psicológico e psicossocial ser inserido como cuidado primário no campo dos desastres. A resposta de saúde mental não deve ser deixada em segundo plano e deve ser priorizada tanto para as pessoas afetadas, para as/os trabalhadoras/es envolvidas nos primeiros socorros e cuidado continuado, assim como para as/es gestoras/es públicas/os que estão vivenciando esse desastre na ponta.
A autarquia está oficiando municípios, o Estado da Bahia e a União para reiterar a necessidade de ações para prestação de serviços de Psicologia nas regiões afetadas, destacando a importância da atuação da Psicologia nas emergências e desastres, uma vez que a/o psicóloga subsidia intervenções terapêuticas de apoio, compreensão, bem como a superação do trauma psicológico às vítimas e às/aos profissionais.
Desta forma, o nosso trabalho com saúde mental em desastres, segundo a Organização Mundial de Saúde (2020), torna-se triplicado. Primeiro como prevenção ao aumento dos impactos na saúde mental relacionados à redução do bem-estar psicossocial provocado pelos efeitos do desastre natural. Segundo, protegendo as pessoas que já vivenciam demandas de saúde mental. Por fim, promovendo cuidados necessários às/aos profissionais de saúde e cuidadoras/es de modo a protegê-las/os também e permitir que possam salvaguardar e cuidar de outras pessoas. Sendo assim, a Psicologia, por meio dos primeiros socorros psicológicos e outras formas de atuação, tem como objetivo o de enfrentar estes três desafios e de fornecer respostas rápidas diante das situações de desastres.
Devido a isso, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia tem solicitado informações acerca do atendimento de psicologia nas cidades que foram afetadas pelas enchentes.
Dentro da finalidade da autarquia, o CRP-03 tem se colocado à disposição para colaborar com ações de cuidado com a saúde mental, colocando a relevância da atuação das/os psicólogas/os frente à situação. Para tanto, chama a atenção para ampliação dos serviços psicológicos através da prática profissional remunerada, no âmbito do poder público.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Reunião Ordinária Ampliada Temática da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP-03 convida a categoria para a reunião ampliada temática que acontece no dia […]
Publicado em 29 dezembro de 2021 às 17:53CRP-03 em Movimento leva serviços da autarquia para região Sudoeste
Nos dias 19 e 20 de setembro, profissionais de Psicologia da Região Sudoeste poderão contar com uma série de serviços […]
Publicado em 29 dezembro de 2021 às 17:53Penalidades públicas da Comissão de Ética do CRP-03
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa sobre penalidades públicas da Comissão de Ética da autarquia: Processo: Nº. […]
Publicado em 29 dezembro de 2021 às 17:53