Publicado em 17 maio de 2022 às 12:39
 
        Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluía a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
Desde então, esta data passou a demarcar o Dia Internacional de Luta contra a LGBTIfobia. São 32 anos de muitas lutas por conquistas e de garantias de direitos. Isto porque, é urgente romper com as inúmeras formas de discriminação e violência contra a população LGBTI.
O Brasil é o país que mais assassina pessoas LGBTI, registrando altos índices de violência e de discriminação. Dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) dão conta que 140 pessoas trans foram assassinadas no Brasil em 2021, além de uma série de outras violações de direitos humanos dessa população.
Em um cenário de tantas violações, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) destaca a importância da Psicologia no combate às LGBTIfobias e na promoção de saúde. Para tanto, a autarquia orienta o trabalho das/os profissionais desta área, em conformidade com a resolução 01/1999, que estabelece normas de atuação para as/os psicólogas/os em relação à questão da Orientação Sexual. É importante destacar que a Resolução 01/99 é referência mundial sendo traduzida em três idiomas.
Além disso, o CRP-03 convida a todas e a todos a lutarem contra qualquer prática discriminatória, em defesa dos direitos humanos, pela reestruturação e fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde da população LGBTI.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
CRP-03 promove ação de incentivo à regularização de débitos da anuidade 2025
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) iniciou o processo de recobrança da anuidade referente ao ano de 2025. […]
Publicado em 17 maio de 2022 às 12:39Psicologia e equidade racial: pela promoção da saúde integral da população negra
Comemorado em 27 de outubro, o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra tem como objetivo conscientizar e engajar […]
Publicado em 17 maio de 2022 às 12:39Visibilidade Intersexo: pela dignidade, diversidade e respeito às identidades
A data de hoje faz referência à primeira manifestação pública registrada de pessoas intersexo, ocorrida durante a conferência anual da […]
Publicado em 17 maio de 2022 às 12:39