/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 aproveita a data para manifestar apoio no combate ao preconceito contra pessoas com nanismo

Publicado em 25 outubro de 2020 às 10:29

CRP-03 aproveita a data para manifestar apoio no combate ao preconceito contra pessoas com nanismo

Somente no ano de 2017 foi sancionada a Lei 13.472, que estabelece o dia 25 de outubro como “Dia Nacional de Combate ao Preconceitos contra Pessoas com Nanismo”, objetivando conscientizar a sociedade para relações mais equânimes, oportunidades de trabalho com dignidade e que não ridicularize essas pessoas, e construção de políticas públicas que assegurem a acessibilidade e autonomia das pessoas com nanismo.

O Nanismo é classificado como deficiência física, decorrente de condições genéticas, caracterizado pela baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. A condição de nanismo, no Brasil, é reconhecida como deficiência física desde 2004.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) conta com o Grupo de Trabalho Psicologias para Pessoas com Deficiência (GTPCD), por meio do qual, dentre outras pautas, vem chamando a atenção para uma prática profissional anticapacitista.

Termo recente e pouco discutido, o capacitismo é caracterizado pelo preconceito e discriminação contra a Pessoa com Deficiência (PcD). O GTPCD destaca a urgência de promoção de ações informativas à sociedade, e à categoria de psicólogas/os, sobre esta violência, e suas respectivas consequências disciplinares (enquanto profissional) e penais.

“O CRP-03 é contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação que viole os Direitos Humanos, e manifesta seu apoio no combate ao preconceito contra pessoas com nanismo. As barreiras sociais estabelecidas pela falta de acessibilidade que contemplem a baixa estatura de pessoas com nanismo, a ridicularização, infatilização e uso da sua imagem para divertimento em eventos e programas de humor, acabam intensificando os estigmas e contribuindo para a violação, naturalizada, dos seus direitos”, destaca o GTPCD.

Falar sobre o capacitismo e estratégias de enfrentamento é também uma ação que proporciona uma maior visibilidade às Pessoas com Deficiência, que histórica e estruturalmente foram, e ainda são, invisibilizadas, negligenciadas e violentadas pela sociedade.

 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar e da Educação (GTPEE)

O Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar e da Educação (GTPEE) realizará uma reunião ampliada no dia 02 de agosto, […]

Por uma Psicologia consonante às vozes das mulheres negras

A data de hoje é fruto do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana, em 1992, […]

CRP-03 realiza seminário sobre Psicologia e relações raciais com ampla participação da categoria

Debates construtivos, relatos de resistência, superação e acolhimento marcaram os dois dias da programação do Seminário Baiano de Psicologia e […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo