Publicado em 19 abril de 2021 às 12:26

O Dia Nacional de Luta pela Terra é marcado para que não se esqueça do massacre de Eldorado do Carajás. Em 17 de abril de 1996, no estado do Pará, 1,5 mil trabalhadoras/es rurais pretendiam seguir até a cidade Belém, em forma de protesto, para conseguir a desapropriação de uma fazenda ocupada por mais de três mil famílias sem-terra.
Muito antes de chegarem à capital, a polícia do estado organizou uma ação contra as/os manifestantes, em que 19 pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas enquanto reivindicavam a realização da Reforma Agrária.
O último Censo Agropecuário do país, organizado no ano de 2017, apontou que somente 1% das/os donas/os de terra detém o controle de quase 50% da área rural do país. Diante de um cenário tão desigual, a realização de políticas públicas que garantam o direito ao trabalho e moradia no campo se fazem extremamente necessárias às/aos trabalhadoras/es, principalmente no contexto atual de pandemia em que as pessoas se encontram em uma situação maior ainda de vulnerabilidade.
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) traz a como sugestão de leitura, a Referências Técnicas para Atuação das/os Psicólogas/os em Questões Relativas a Terra (2019) organizada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Segundo o documento, as ações em Psicologia podem ser relacionadas em contribuir com a organização social e comunitária, além de conhecer as singularidades presentes no grupo de luta. A Psicologia também deve estar presente em ações de defesa e denúncia e de denúncia da violação dos direitos das famílias, identificar as estratégias de resistência criadas pelas/os trabalhadoras/es, realizar acompanhamento das famílias assentadas, visitas domiciliares e nos roçados, trabalho com grupos, realização de oficinas, formação de grupos de interesse e participação nas atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha dicas de leitura sobre o assunto.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia
Luta do povo, conquista da liberdade – agora rumo ao reconhecimento nacional O 2 de Julho, data da Independência do […]
Publicado em 19 abril de 2021 às 12:26Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: uma data de visibilidade, resistência e compromisso ético da Psicologia
Instituído em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado […]
Publicado em 19 abril de 2021 às 12:26Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. O 26 […]
Publicado em 19 abril de 2021 às 12:26