Publicado em 25 novembro de 2021 às 19:31

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) inicia hoje (25) a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A autarquia realizará ações sobre a temática e chama atenção para o papel da categoria neste enfrentamento. É necessário lembrar que um dos princípios do Código de Ética da/o Psicóloga/o orienta que a/o profissional deve trabalhar “visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
A campanha dos 16 dias de ativismo surgiu em 1991, a partir da mobilização de ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, com o intuito de engajar sociedade civil e organizações na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Segundo a ONU Mulheres, as atividades começam no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e seguem até o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.
O assunto vem tomando espaço no cotidiano de brasileiros e brasileiras com informações alarmantes. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em junho de 2021 e encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que as agressões dentro de casa aumentaram muito por conta da pandemia de COVID-19. O levantamento também informa que 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual desde o ano de 2020. O panorama é global, mas é preciso buscar estratégias e implementar políticas de prevenção e apoio às vítimas.
No âmbito do Sistema Conselhos, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) produziu a publicação Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas/os em Programas de atenção à mulher em situação de Violência. “As referências construídas têm como base os princípios éticos e políticos norteadores do trabalho das/os psicólogas/os, possibilitando a elaboração de parâmetros compartilhados e legitimados pela participação crítica e reflexiva da categoria em programas de atendimento às mulheres”.
Destacamos também a Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 08/2020, publicada em julho do ano passado, que estabelece normas de atuação do exercício profissional em relação à violência de gênero.
O CRP-03 em movimento pela eliminação da violência contra a mulher!
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Psicóloga/o, verifique sua situação financeira e esteja apta/o para votar!
As eleições do Sistema Conselhos de Psicologia acontecem entre 23 e 27 de agosto, mas as/os psicólogas/os já podem conferir […]
Publicado em 25 novembro de 2021 às 19:31Chapas que concorrem à próxima gestão do CRP-03 apresentam propostas em debate
Atividade integrou o calendário de ações relacionadas à eleição 2025 A fim de garantir que a categoria conheça e avalie […]
Publicado em 25 novembro de 2021 às 19:31Analisar e Intervir: O papel da Psicologia na interface entre o sistema de justiça e a saúde mental
A mesa “Analisar, Intervir” propõe um espaço de debate sobre o papel da Psicologia na interface entre o sistema de […]
Publicado em 25 novembro de 2021 às 19:31