Publicado em 05 setembro de 2022 às 19:08

O Conselho Regional de Psicologia, Autarquia Federal criada pela Lei 5.766, de 20/12/1971, com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicóloga/o e zelar pela fiel observância dos princípios éticos e disciplinares da classe, tomou conhecimento de divulgação realizada por espaço religioso através de uma revista com promessa de curar a depressão de forma definitiva e imediata através da fé e consequentemente desacreditando a Psicologia e outras ciências a exemplo da Medicina como áreas de conhecimento e atuação profissional necessárias para o tratamento deste transtorno.
Frisamos que o Conselho de Psicologia reconhece o sujeito em sua integralidade, abarcando as suas dimensões biopsicossociais e também a sua espiritualidade, mas não podemos concordar que práticas religiosas sejam divulgadas como solução de tratamento e cura de transtornos mentais. Desse modo, pedimos que a sociedade esteja atenta, de forma crítica, a este tipo de divulgação e que busque ajuda psicológica e psiquiátrica nesses casos, objetivando um acompanhamento psicológico respaldado na ciência e em métodos e técnicas reconhecidos pela profissão.
Para saber se um/uma psicóloga/o possui inscrição ativa para exercer a profissão, orientamos que verifique no link disponível no site do Conselho Federal de Psicologia: http://www.cadastro.cfp.org.br/ a partir do nome completo e/ou número de inscrição no CRP da/o mesma/o.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Inscrições abertas para o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática profissional da Psicologia”
Nos dias 19 e 20 de setembro, acontecerá o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática […]
Publicado em 05 setembro de 2022 às 19:08Saiba como apresentar a justificativa
Atenção! As/os psicólogas/os que não votaram nas eleições devem apresentar a justificativa até o dia 26 de outubro de 2025. […]
Publicado em 05 setembro de 2022 às 19:08Dia Nacional do Orgulho Lésbico – Por mais visibilidade, representatividade e protagonismo!
O mês de agosto possui duas datas importantes para a população LGBTQIA+. Além do Dia Nacional do Orgulho Lésbico, celebrado […]
Publicado em 05 setembro de 2022 às 19:08