Publicado em 18 março de 2021 às 13:56
Nesta quarta-feira (17/03), deputadas/os, em sessão do Congresso Nacional, derrubaram o veto presidencial 52/2020, que retira a exigência da especialidade em Psicologia do trânsito e em Medicina de tráfego, e a realização da avaliação psicológica ao infrator contumaz como forma preventiva ao retorno seguro à condução veicular.
No mesmo dia, o Senado confirmou a decisão da Câmara das/os Deputada/os pela derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro.
A vitória é fruto das mobilizações de diversas organizações da Psicologia para derrubar os vetos que, na prática, incidiriam significativamente sobre a saúde e a vida de condutoras/es e pedestres, tendo em vista que a avaliação psicológica é um imperativo para a prevenção da violência e da letalidade no trânsito.
Agradecemos a todas e todos pela adesão à Campanha em Defesa da Psicologia no Trânsito, que, por meio do site especial https://site.cfp.org.br/salvevidastransito, permitiu encaminhar – de forma simples e ágil – mensagens às/aos senadoras/es solicitando apoio na derrubada dos vetos. A iniciativa é do Conselho Federal de Psicologia (CFP), da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit) e da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia e entidades parceiras..
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) segue em luta pela defesa da Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito!
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)
Em 7 de dezembro de 1993, foi promulgada a Lei nº 8.742, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). […]
Publicado em 18 março de 2021 às 13:56Subsede em Itabuna tem novo endereço
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa que a Subsede Santa Cruz localizada em Itabuna mudou de endereço. […]
Publicado em 18 março de 2021 às 13:56Nota de pesar – Carla Edilene Carvalho de Azevedo
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) manifesta profundo pesar pelo falecimento da psicóloga Carla Edilene Carvalho de Azevedo (CRP-03/2200). Neste […]
Publicado em 18 março de 2021 às 13:56