Publicado em 09 novembro de 2021 às 19:35
Autora |
Devires |
Publicação |
2021 |
Páginas |
122 |
Disponibilidade |
Disponível na Biblioteca CRP-03 |
Forma de Aquisição |
Doação |
Instituição |
Editora Devires |
Resumo:
Este livro tem como objetivo oferecer algumas pistas em torna da relação entre velhice e literatura. Por meio do método etnográfico, durante um ano, foi realizado o acompanhamento de um círculo de leitura, no “Lar da Feliz Idade”, uma instituição de longa permanência, no Rio de Janeiro. A partir destas experiências de leitura compartilhada da literatura foi construído um espaço de fala, discussão e reflexão sobre as situações decorrentes da velhice vivenciadas pelos participantes. Neste estudo, são apresentadas os principais aspectos que surgiram ao longo deste percurso de pesquisa, tais como: a velhice relacionada à doenças presente no imaginário da sociedade e, mesmo que as propagandas tentem mostrar a velhice ativa, esta não é a realidade de muitos velhos, nem mesmo dos participantes do Círculo de Leitura; não é possível pensar a velhice deixando de lado o fator econômico, nem isolar as superestruturas sociais, políticas e ideológicas que a condicionam; envelhecer é um processo que está longe de ser aceito na atualidade, não se quer envelhecer. Além disso, surgiram questões relevantes como: de que modo se dá a infantilização da velhice? Quais são os sentimentos manifestados pelas pessoas velhas diante do fato de morarem em uma instituição? Como elas usam a memória para ressignificar o presente? E, finalmente: de qual velhice está se falando? De uma velhice de pessoas brancas e com privilégios financeiros? Seriam tais privilégios capazes de impedir que os velhos sofram com os estereótipos que a velhice carrega?
Descrição:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Novas Aquisições
Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia
O livro Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia explora a relação entre religião, cultura e psicologia no Brasil, analisando como as crenças religiosas influenciam identidades individuais e coletivas. A obra, com uma abordagem interdisciplinar, reflete sobre as práticas religiosas no país, destacando as tensões e convergências entre ciência e espiritualidade, e contribui para o estudo das religiosidades brasileiras contemporâneas.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 19:35Psicologia hospitalar em Minas Gerais: um recorte histórico de 1968 a 1988.
Psicologia Hospitalar em Minas Gerais: Um Recorte Histórico de 1968 a 1988" é uma obra do CRP-MG que explora a evolução da psicologia hospitalar no estado, destacando as transformações entre 1968 e 1988. O livro analisa o impacto das mudanças sociais e políticas, o crescimento da atuação dos psicólogos em hospitais e as dificuldades enfrentadas durante o regime militar e as reformas sanitárias. Com depoimentos e documentos históricos, a obra é uma importante contribuição para a compreensão da psicologia na saúde pública e suas práticas no contexto mineiro.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 19:35Referências técnicas para atuação de psicólogas,psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+ é uma obra que orienta profissionais da psicologia sobre como atuar de maneira eficaz e ética em políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. O livro oferece diretrizes sobre acolhimento, intervenção e estratégias de apoio psicológico, abordando as questões sociais e de saúde que afetam esse grupo, além de refletir sobre os desafios e as práticas necessárias para garantir direitos e dignidade a essa comunidade.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 19:35