/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

PSICOLOGIA E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO TRABALHO: SUBJETIVIDADE E RESISTÊNCIA

Publicado em 06 dezembro de 2019 às 21:02

Psicologia e precarização do trabalho do trabalho: subjetividade e resistência

Autora

CRP-SP

Publicação

2019

Páginas

61

Disponibilidade

Disponível na Biblioteca CRP-03

Forma de Aquisição

Doação

Instituição

CRP-SP

Resumo:

Com este caderno, o CRP SP convida a todas e todos à reflexão sobre as formas de regulação e desregulamentação das relações de trabalho e as formas de produção de subjetividade. A “reforma” ou deformação trabalhista possui implicações diretas nas relações entre empregadas/os e empregadoras/es, cabendo uma negociação direta entre as partes. No entanto, há uma previsão de flexibilização da fiscalização das organizações contratantes, e, mais do que isso, ampliação das possibilidades de terceirização, ampliação da jornada de trabalho e de contratos intermitentes, parcelamento das férias, insegurança nos casos de maternidade no desenvolvimento de trabalhos insalubres, entre outras situações. Tal conjuntura produz o que chamamos de um desgaste mental imposto às/aos trabalhadoras/es, configurando um problema complexo e multifacetado. O debate sobre a saúde de trabalhadoras/es é de fundamental importância neste cenário. A violência no trabalho expressa-se de distintas formas, inclusive pela desregulamentação das relações de trabalho, que ocasiona sofrimento e adoecimento psíquico. Vale considerar que são inúmeras as formas de violência e que estão cruzadas com outras opressões, como o etarismo, machismo, racismo, capacitismo e a LGBTfobia.

Descrição:

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Novas Aquisições

Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia

O livro Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia explora a relação entre religião, cultura e psicologia no Brasil, analisando como as crenças religiosas influenciam identidades individuais e coletivas. A obra, com uma abordagem interdisciplinar, reflete sobre as práticas religiosas no país, destacando as tensões e convergências entre ciência e espiritualidade, e contribui para o estudo das religiosidades brasileiras contemporâneas.

Psicologia hospitalar em Minas Gerais: um recorte histórico de 1968 a 1988.

Psicologia Hospitalar em Minas Gerais: Um Recorte Histórico de 1968 a 1988" é uma obra do CRP-MG que explora a evolução da psicologia hospitalar no estado, destacando as transformações entre 1968 e 1988. O livro analisa o impacto das mudanças sociais e políticas, o crescimento da atuação dos psicólogos em hospitais e as dificuldades enfrentadas durante o regime militar e as reformas sanitárias. Com depoimentos e documentos históricos, a obra é uma importante contribuição para a compreensão da psicologia na saúde pública e suas práticas no contexto mineiro.

Referências técnicas para atuação de psicólogas,psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+ é uma obra que orienta profissionais da psicologia sobre como atuar de maneira eficaz e ética em políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. O livro oferece diretrizes sobre acolhimento, intervenção e estratégias de apoio psicológico, abordando as questões sociais e de saúde que afetam esse grupo, além de refletir sobre os desafios e as práticas necessárias para garantir direitos e dignidade a essa comunidade.

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo