Publicado em 09 abril de 2019 às 19:52

Autora |
EDUEM |
Publicação |
2016 |
Páginas |
258 |
Disponibilidade |
Disponível na Biblioteca CRP-03 |
Forma de Aquisição |
Doação |
Instituição |
EDUEM |
Resumo:
A análise sobre a formação e suas relações com a qualidade do exercício profissional na Psicologia vem cada vez mais ganhando destaque em todo o mundo. Como enfrentar o desafio de formar psicólogos críticos, reflexivos, com consolidada formação filosófica, conhecimento aprofundado de diferentes mediações teóricas e domínio de recursos metodológicos que permitam delimitar as melhores alternativas de ação?
Os trabalhos que compõe essa coletânea podem contribuir de modo efetivo para o aprofundamento desse tema porque constituem-se em expressões concretas do redirecionamento critico do processo de formação dos profissionais da Psicologia. A apresentação de experiências, bem sucedidas, desenvolvidas em estágios em cursos de graduação em Psicologia, supervisionados por professores de universidades públicas dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rondônia e São Paulo, evidencia diferentes possibilidades de articulação de atividades de ensino direcionadas a formação de profissionais competentes e eticamente comprometidos com processos de humanização.
A obra, em tela, pode auxiliar professores, alunos e profissionais de Psicologia, oferecendo subsídios teórico-práticos para a condução dos estágios e/ou para a atuação na área da Psicologia Escolar e Educacional. Os autores apresentam, de forma geral, uma concepção de Psicologia e Educação que defende que a função social da escola é a socialização dos conhecimentos, produzidos pela humanidade, e deixam evidente a necessidade de considerar as questões postas no cotidiano da escola produzida a partir de condições histórico-sociais.
Descrição:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Novas Aquisições
Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia
O livro Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia explora a relação entre religião, cultura e psicologia no Brasil, analisando como as crenças religiosas influenciam identidades individuais e coletivas. A obra, com uma abordagem interdisciplinar, reflete sobre as práticas religiosas no país, destacando as tensões e convergências entre ciência e espiritualidade, e contribui para o estudo das religiosidades brasileiras contemporâneas.
Publicado em 09 abril de 2019 às 19:52Psicologia hospitalar em Minas Gerais: um recorte histórico de 1968 a 1988.
Psicologia Hospitalar em Minas Gerais: Um Recorte Histórico de 1968 a 1988" é uma obra do CRP-MG que explora a evolução da psicologia hospitalar no estado, destacando as transformações entre 1968 e 1988. O livro analisa o impacto das mudanças sociais e políticas, o crescimento da atuação dos psicólogos em hospitais e as dificuldades enfrentadas durante o regime militar e as reformas sanitárias. Com depoimentos e documentos históricos, a obra é uma importante contribuição para a compreensão da psicologia na saúde pública e suas práticas no contexto mineiro.
Publicado em 09 abril de 2019 às 19:52Referências técnicas para atuação de psicólogas,psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+ é uma obra que orienta profissionais da psicologia sobre como atuar de maneira eficaz e ética em políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. O livro oferece diretrizes sobre acolhimento, intervenção e estratégias de apoio psicológico, abordando as questões sociais e de saúde que afetam esse grupo, além de refletir sobre os desafios e as práticas necessárias para garantir direitos e dignidade a essa comunidade.
Publicado em 09 abril de 2019 às 19:52