Publicado em 09 novembro de 2021 às 20:09

Autora |
CRV |
Publicação |
2014 |
Páginas |
176 |
Disponibilidade |
Disponível na Biblioteca CRP-03 |
Forma de Aquisição |
Doação |
Instituição |
Editora CRV |
Resumo:
O tema deste livro é a atuação da(o) psicóloga(o) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mais especificamente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a partir de uma pesquisa cartográfica da experiência profissional de inserção nesses equipamentos na região metropolitana de Belo Horizonte. O foco dessa pesquisa foi a investigação dos processos de subjetivação das(os) psicólogas(os) no CREAS e das linhas de força que percorrem, perpassam e tensionam essa inserção. Dessa forma, abordo a prática psicológica e seu contexto institucional, transitando pelas questões da macro e micropolíticas; os objetivos, a história e os dilemas da política de assistência social; a inserção da Psicologia nas políticas públicas e no SUAS, e a discussão sobre a formação profissional adequada para essa inserção; as angústias e ansiedades da(o) psicóloga(o) na realização dos objetivos institucionais e nas relações profissionais; e a potencialidade, inovação, produção, repetição, reprodução e antiprodução do trabalho desenvolvido.
Na concretude dessa realidade de atuação, busquei uma produção de conhecimento que abarcasse a complexidade das subjetividades envolvidas e do campo de pesquisa. O campo da assistência social, como ficará evidenciado nos capítulos desse livro, apresenta uma série de desafios técnicos, teóricos, epistemológicos e políticos para a Psicologia. Nesse sentido, esse estudo busca colaborar para um maior conhecimento do trabalho realizado nesse campo, na tentativa de contribuir para a atuação das(os) psicólogas(os) no SUAS, que, como política de proteção social, visa diminuir a vulnerabilidade das populações frente a situações de risco.
Descrição:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Novas Aquisições
Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia
O livro Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanches, entre a cultura e a psicologia explora a relação entre religião, cultura e psicologia no Brasil, analisando como as crenças religiosas influenciam identidades individuais e coletivas. A obra, com uma abordagem interdisciplinar, reflete sobre as práticas religiosas no país, destacando as tensões e convergências entre ciência e espiritualidade, e contribui para o estudo das religiosidades brasileiras contemporâneas.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 20:09Psicologia hospitalar em Minas Gerais: um recorte histórico de 1968 a 1988.
Psicologia Hospitalar em Minas Gerais: Um Recorte Histórico de 1968 a 1988" é uma obra do CRP-MG que explora a evolução da psicologia hospitalar no estado, destacando as transformações entre 1968 e 1988. O livro analisa o impacto das mudanças sociais e políticas, o crescimento da atuação dos psicólogos em hospitais e as dificuldades enfrentadas durante o regime militar e as reformas sanitárias. Com depoimentos e documentos históricos, a obra é uma importante contribuição para a compreensão da psicologia na saúde pública e suas práticas no contexto mineiro.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 20:09Referências técnicas para atuação de psicólogas,psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+ é uma obra que orienta profissionais da psicologia sobre como atuar de maneira eficaz e ética em políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. O livro oferece diretrizes sobre acolhimento, intervenção e estratégias de apoio psicológico, abordando as questões sociais e de saúde que afetam esse grupo, além de refletir sobre os desafios e as práticas necessárias para garantir direitos e dignidade a essa comunidade.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 20:09