Publicado em 21 dezembro de 2022 às 14:28

Revisão da Política de Orientação e Fiscalização, elaborada pela Secretaria de Orientação e Ética (SOE); normativas referentes a racismo estrutural e institucional; diversidade sexual e de gênero; políticas para as mulheres; referências técnicas com temática de atendimento à pessoa com deficiência/surda no âmbito da Saúde: estas foram algumas demandas encaminhadas pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) no último encontro da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizado em Brasília, nos dias 16 e 17 de dezembro. A presidenta do CRP-03, Catiana Nogueira (CRP-03/10974), e as/os conselheiras/os Glória Pimentel (CRP-03/8457), Washington Luan de Oliveira (CRP-03/18055), Edna Abadia (CRP-03/13485) e Alan Costa (CRP-03/19365) representaram a Terceira Região.
Na oportunidade, a conselheira Glória Pimentel, que é tesoureira do XVII plenário, expôs fatores específicos de finanças e anuidade, além de defender que o Grupo de Trabalho (GT) dessa pasta na APAF se debruçasse sobre Situações de Emergências e Desastres – tema de fundamental importância, considerando que a Bahia é um dos estados atingidos por fortes chuvas em algumas circunstâncias sazonais e a atuação da categoria é de extrema relevância.
Em sua fala, o conselheiro Washington Luan reforçou sobre o dever e compromisso do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Sistema Conselhos em revisar e atualizar toda a comunicação administrativa com o objetivo de fortalecer a luta contra o capacitismo. É importante frisar que CRP-03 teve a maior mobilização para a categoria participar de uma pesquisa sobre o tema, entre todas as regionais do Brasil, de acordo com o CFP, que organizou o estudo.
Além de colaborar em articulação às/aos outras/os representantes do CRP-03, o conselheiro Alan Costa participou do GT que analisou a nota técnica criada por outro GT, de Constelação Familiar e Incompatibilidades Éticas, proposto durante a APAF para adequar o texto e tornar possível o encaminhamento para votação, e que foi aprovado após análise e adequações.
Na ocasião, foi assinada uma carta diretrizes aos Conselho Federal e Regionais “Em defesa das Mulheres”, produzida durante o germinário “Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências”, que aconteceu em São Paulo (SP) no dia 12 de novembro deste ano. Para ter acesso ao documento, clique aqui.
Assim, o Conselho Regional da Psicologia da Bahia retornou da (APAF) com a perspectiva potencializar o trabalho a ser desenvolvido pela autarquia no ano de 2023, integrando princípios basilares de representação social e ações institucionais pelas/os psicólogas/os da Bahia.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Dia Nacional do Orgulho Lésbico – Por mais visibilidade, representatividade e protagonismo!
O mês de agosto possui duas datas importantes para a população LGBTQIA+. Além do Dia Nacional do Orgulho Lésbico, celebrado […]
Publicado em 21 dezembro de 2022 às 14:28Reunião Ampliada Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais de Feira de Santana (GTPRR/FSA)
O Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais de Feira de Santana (GTPRR/FSA) realizará uma reunião ampliada no dia 5 […]
Publicado em 21 dezembro de 2022 às 14:28Atenção, Psis! A Assembleia Geral Ordinária acontece neste sábado (30/08). Inscreva-se!
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) informa últimos dias para inscrição na Assembleia Geral Orçamentária, que acontece no dia 30 de […]
Publicado em 21 dezembro de 2022 às 14:28