Publicado em 08 outubro de 2022 às 11:49

Neste sábado (8), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) lembra o Dia da/o Nordestina/o. A data foi criada no estado de São Paulo, em 2009, mas se estendeu a todo o Brasil. E não é para menos. Os desafios e superações nordestinas marcam essa história.
Para muitos estudiosos, a região Nordeste foi abandonada em decorrência da transferência da capital federal para o Rio de Janeiro e da exploração nas Minas Gerais, durante o ciclo do ouro no país. Desde então, os efeitos vêm atravessando séculos.
Há iniciativas de reparação histórica, como a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, e reativada estrategicamente em 2007, pelo nordestino e presidente Lula.
Mesmo com investimentos econômicos e políticas sociais e com a riqueza cultural que revigoraram a região, sobretudo nos últimos 20 anos, ficaram a xenofobia e o preconceito às pessoas do Nordeste – tanto a quem migra para outras regiões ou a quem aqui vive.
Nas eleições de 2022, com o acirramento das disputas ideológicas, infelizmente o Nordeste brasileiro tem sido vítima nacional de agressões sistemáticas pelas escolhas políticas que largamente está fazendo. O mesmo ocorreu no pleito eleitoral de 2018.
Por isso, a data de hoje marca a necessidade de consciência à violência ainda reiterada ao longo da história, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do nosso Brasil. As consequências dos estereótipos se materializam em desigualdades e perdas de direitos.
Em contrapartida, as/os nordestinos continuam se destacando na ampliação de universidades e institutos federais de educação; em inovação científica e tecnológica; na diversidade cultural; na arte e na música; na culinária; e no jeito de ser sua gente…
O CRP-03 é Nordestina/o. Traz marcas da nossa representatividade. Repudia toda e qualquer intolerância à diversidade. Tal é o legado de (r)existência, que o trabalho, a consciência política e seu povo tornam as/os nordestinas/os ainda mais fortes!
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Inscrições abertas para o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática profissional da Psicologia”
Nos dias 19 e 20 de setembro, acontecerá o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática […]
Publicado em 08 outubro de 2022 às 11:49Saiba como apresentar a justificativa
Atenção! As/os psicólogas/os que não votaram nas eleições devem apresentar a justificativa até o dia 26 de outubro de 2025. […]
Publicado em 08 outubro de 2022 às 11:49Dia Nacional do Orgulho Lésbico – Por mais visibilidade, representatividade e protagonismo!
O mês de agosto possui duas datas importantes para a população LGBTQIA+. Além do Dia Nacional do Orgulho Lésbico, celebrado […]
Publicado em 08 outubro de 2022 às 11:49