O CRP-03 promoveu na manhã do último sábado, 03 de setembro, o 1º Encontro Baiano de Psicólogas/os do Trânsito, na sede do Conselho. A atividade, organizada pela Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito (COMHT) reuniu aproximadamente 50 profissionais e estudantes. As discussões foram relacionadas à avaliação psicológica, responsabilidade social da/o psicóloga/o do trânsito, entre outros. Entre as/os palestrantes estavam psicólogas/os, médicas/os e representantes do Governo da Bahia.
As convidadas/os trouxeram dados alarmantes sobre o trânsito no Brasil. Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes representam a segunda causa de morte não natural, superada apenas, pelos homicídios. Implantação de ações para a redução dos índices de acidente, ações preventivas e reabilitação de vítimas do trânsito também foram pontos de discussão durante o evento. A saúde do trabalhador rodoviário em Salvador e seus principais desafios também foram temas debatidos entre as/os participantes.
A mesa final levantou questões a respeito dos serviços de Psicologia no Detran como legislação, credenciamento de psicólogas/os e perícia psicológica. Além disso, as/os psicóloga/os fiscais do CRP-03, Helena Miranda e Rogério Greenhalgh falaram sobre os materiais privativos da/o psicóloga/o e condições técnicas e éticas nas avaliações psicológicas do trânsito.