Publicado em 05 setembro de 2019 às 21:06

No dia da Amazônia, 05 de setembro, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vem a público manifestar repúdio às ações que causaram uma série de queimadas na maior floresta tropical do mundo. Todo esse processo vem gerando grande devastação do meio ambiente e fere os princípios éticos humanitários.
Os gravíssimos ataques ao meio ambiente nos revelam a dimensão do perigo de políticas públicas incongruentes, que não assumem a responsabilidade com o bem público. Se mostram também inconsequentes para com a preservação e desenvolvimento do patrimônio natural e sociocultural, colocando em risco o bem comum.
A situação de emergência por uma “Ação pela Amazônia” mobilizou a sociedade nacional e internacional, durante as últimas semanas. Muitas pessoas no Brasil, e em outros países do mundo, protestaram diante do perigo sofrido pelo povo indígena e pela destruição de um patrimônio natural tão importante para o clima e preservação da vida no planeta.
O cenário atual dá indícios de um estado de calamidade pública, culminando com incentivo ao ecocídio que alerta o mundo. Pesquisadoras/es de 50 universidades, de diversos países, integrantes do Grupo de Trabalho Ecologia Política do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, denunciam o Governo Federal Brasileiro como responsável político pelos crimes de lesa-Humanidade e lesa-Natureza, pelo desmatamento e incêndios na Amazônia.
O super incentivo ao agronegócio, mineradoras, madeireiros, grileiros, pecuaristas em detrimento do patrimônio natural mundial, configura o complexo panorama de uma política sem compromisso com os Direitos Humanos, agindo com desdém para com as históricas conquistas sociais alcançadas pela nação, e, para com os acordos internacionais de responsabilidade quanto preservação de nossos recursos naturais.
O CRP-03 afirma o seu comprometimento com a visão de que a atuação com ser humano requer olhar para suas relações com o meio ambiente e preservação do mesmo. Assim, chamamos nossa categoria para contribuir com a sociedade, no sentido de somarmos a resistência em favor da defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos da Natureza, o respeito à diversidade da vida e a preservação do meio ambiente, atuando na perspectiva de uma psicologia humanitária comprometida com preceitos de ética ecológica.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído no ano de 1996, pela Organização das Nações […]
Publicado em 05 setembro de 2019 às 21:06CRP-03 e SINPSI-BA emitem carta de recomendação em defesa do piso salarial digno para Psicólogas/os
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) a partir do XVII Plenário e o Sindicato das/os Psicólogas/os do Estado […]
Publicado em 05 setembro de 2019 às 21:06CRP-03 em Movimento leva serviços da autarquia para Barreiras
O projeto CRP-03 em Movimento segue para a Região Oeste, nesta semana. A atividade está marcada para os dias 21 […]
Publicado em 05 setembro de 2019 às 21:06