Publicado em 18 maio de 2024 às 10:45
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi criado com o objetivo chamar a atenção para os direitos das pessoas em sofrimento mental, principalmente no que diz respeito à liberdade e à convivência em sociedade.
A data foi pensada durante o II Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, que aconteceu em 1987, na cidade de Bauru, em São Paulo. Com 350 participantes, o congresso contou com o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e discutiu formas de cuidado com pessoas em sofrimento psíquico grave. O evento foi um marco histórico do Movimento da Luta Antimanicomial resultando na ocupação das ruas da cidade e na produção do Manifesto de Bauru.
Apesar de avanços como o fechamento de diversos hospitais psiquiátricos e a criação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), ainda são grandes os desafios no campo da implementação de políticas públicas de saúde mental no Brasil. Outro ponto de atenção é o crescimento das comunidades terapêuticas que apresentam constantes relatos de violação de direitos.
No dia de hoje, o CRP-03 reafirma o compromisso com a luta pela Reforma Psiquiátrica, pelo fortalecimento do SUS e por uma política nacional de saúde mental antimanicomial.
Nenhum passo atrás: manicômio nunca mais!
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Reunião Ampliada Temática da Comissão de Direitos Humanos (CDH/CRP-03)
A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CDH/CRP-03) promove, no dia 19/09, às 19h, reunião […]
Publicado em 18 maio de 2024 às 10:45Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho de Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP)
O Grupo de Trabalho de Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP) promove reunião aberta a toda a categoria com o […]
Publicado em 18 maio de 2024 às 10:45Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
No dia 10 de setembro, o mundo se une para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data […]
Publicado em 18 maio de 2024 às 10:45