/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  Live discutirá papel da Psicologia no enfrentamento ao ageísmo

Live discutirá papel da Psicologia no enfrentamento ao ageísmo


No dia 28/05, das 8h30 às 10h, será realizada a live AGEÍSMO – Qual o papel da Psicologia no enfrentamento desta realidade? A transmissão ocorrerá no Youtube do CRP-03. Haverá certificado para as/os participantes. Inscrições em: https://doity.com.br/agesmo–qual-o-papel-da-psicologia-no-enfrentamento-desta-realidade#registration

A iniciativa é fruto da parceria entre o GT Psicologia, Envelhecimento e Velhice (GTPEV) do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) e a Comissão do Núcleo de Envelhecimento do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), a partir da subsede Campinas. Na oportunidade, serão partilhadas experiências dos dois regionais acerca do trabalho da/o psicóloga/o com o envelhecimento, em particular na questão do ageísmo. 

Juntas/os contra o preconceito etário

O GTPEV do CRP-03 mantém diálogo constante com entidades do movimento social quanto à atuação da/o psicóloga/o, às mudanças sociais e articulação de lutas em comum que afetem o cenário atual em Saúde Pública. Em 2021, o GT produziu a cartilha “Ageísmo e a Prática Profissional do Psicólogo”. 

Já o CRP 06 (subsede Campinas), através da Comissão do Núcleo Envelhecimento, tem buscado identificar e analisar as questões do processo de envelhecimento que afetam os próprios profissionais psicólogos. Constata-se que na região da subsede de Campinas, há um contexto histórico entre os primeiros cursos de Psicologia nos anos 60, e que tal cenário contribuiu para tornar a categoria de profissionais da Psicologia nos dias atuais, com um alto percentual de trabalhadores na faixa etária dos 60 anos ou mais.

A Live é uma oportunidade de debate e trocas acerca do preconceito etário na sociedade, bem como sobre ações profissionais necessárias ao combate do ageísmo. 

Skip to content