/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Inscrições abertas para II Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia

Publicado em 04 outubro de 2023 às 16:40

Inscrições abertas para II Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia

Os trabalhos para o Prêmio Sylvia Leser de Mello devem ser enviados de 15 de setembro a 15 de outubro de 2023

O Conselho Federal de Psicologia está com inscrições abertas para a segunda edição do “Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia”. O edital, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de agosto de 2023, traz a publicação da premiação, que pagará até R$2 mil para trabalhos que caracterizem avanços em termos de produção de conhecimento nos diversos campos da Psicologia.

O Prêmio Sylvia Leser de Mello visa fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de modelos, procedimentos e técnicas envolvidos na atuação profissional que possam indicar caminhos para o aprofundamento da construção de conhecimento científico inovador e do compromisso social da Psicologia.

Os trabalhos deverão ser enviados por este link (http://www2.cfp.org.br/premio/sylvialeser/2023 ), exclusivamente pela página do prêmio, até 15 de outubro de 2023. A cerimônia de premiação será realizada em dezembro.

Categorias

Poderão concorrer trabalhos individuais ou coletivos de, no máximo, seis autoras(es). Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das três categorias de práticas profissionais:
1. Experiências ou produtos derivados do trabalho profissional individual ou coletivo da(o)(e) psicóloga(o)(e);
2. Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de especialização ou de mestrado;
3. Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de doutorado, pós-doutorado, ou projetos vinculados a grupos de pesquisa.

A primeira edição do “Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia” foi realizada em 2022 e recebeu 160 trabalhos. Em dezembro passado, por meio da Resolução Nº 32/2022, o Conselho Federal de Psicologia tornou anual a periodicidade da premiação.

Práticas Psicológicas Inovadoras

Consideram-se práticas psicológicas inovadoras aquelas que, mesmo de forma incremental, proponham um avanço no campo da Psicologia, seja a partir de conhecimento pré-existente, seja introduzindo novas perspectivas de leitura, conceitos, fundamentos ou de metodologia de trabalho.
As práticas psicológicas inovadoras podem introduzir novos fazeres ou aperfeiçoar os já existentes, por meio de novos instrumentos de intervenção e análise de práticas clínicas, sociais ou experimentais, que serão utilizadas pela(o)(e) psicóloga(o)(e) ou por equipe interdisciplinar.

Sylvia Leser de Mello

Sylvia Leser de Mello foi uma intelectual e docente que dedicou grande parte de sua vida e obra ao desenvolvimento da Psicologia Social. A pesquisadora, que faleceu em janeiro de 2021, foi professora do Departamento de Psicologia Social (PST) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), promovendo a intersecção entre filosofia, literatura e a Psicologia. Entre suas linhas de estudo estão a Interação Social, O Homem no Trabalho e a Economia Solidária.
Em 2011, a Revista Ciência e Profissão, editada pelo Conselho Federal de Psicologia, publicou artigo em homenagem à Sylvia Leser. Em 2003, recebeu do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06/SP) o reconhecimento por seu compromisso com a Psicologia no Brasil.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Em defesa das crianças e das/os adolescentes

Entre 30 de abril e 03 de maio de 2024, foram publicadas, em canais de grande circulação no país, duas […]

CRP-03 Finaliza a Primeira Edição do CRP Itinerante de 2024

O último dia do primeiro CRP Itinerante de 2024, edição Barreiras, foi realizado durante a manhã deste domingo, 19. Além […]

Terceiro Dia do CRP Itinerante em Barreiras Dialoga com as Normativas do Sistema Conselho de Psicologia e Com as Implicações Ética da Psicologia nos Processos Eleitorais

O terceiro dia do CRP Itinerante edição Barreiras, realizado neste sábado, 18, abordou na sua oficina e nas suas palestras, […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo