Publicado em 05 julho de 2023 às 14:19

Qual o perfil atual das pessoas que buscam reprodução humana assistida e o papel da Psicologia neste contexto norteou os debates do I Encontro da Psicologia e Reprodução Humana Assistida em Salvador. Promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia, por meio da Comissão de Mulheres e Relações de Gênero (COMREG), no dia 30 de julho, seminário virtual fechou o mês dedicado à pauta da infertilidade.
A programação do evento contou com a participação da presidenta do CRP-03, Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974), do conselheiro e coordenador da COMPRR, Matheus Santana (CRP-03/18293) e da Coordenadora da COMREG, Priscylla Oliveira (CRP-03/24325), na mesa de abertura, além das palestras da médica especialista em Reprodução Humana, Amanda Oliveira Cutalo Prates – CRM-24730, e da psicóloga Maylu Barbosa Silva de Souza (CRP-03/17190). A mediação dos debates foi conduzida por Liliane Carmen Souza dos Santos (CRP-03/13980), organizadora do evento e psicóloga convidada da COMREG.
O contexto sobre infertilidade, os avanços nas áreas da biotecnologia e as repercussões na reprodução humana assistida foram abordados pela médica Amanda Oliveira Cutalo Prates, que apresentou também os fatores que determinam a indicação do tratamento adequado para cada paciente. Entre eles, o fator psicológico também é determinante na decisão. “É preciso desfocar os critérios médicos, meramente anatômicos e biológicos, e levar em conta também os contextos social, cultural e econômico dos envolvidos, pois isso se reflete no tratamento”, afirmou a especialista em Reprodução Humana, Amanda Prates.
Já a psicóloga Maylu Barbosa Silva de Souza (CRP-03/17190) evidenciou o perfil das pessoas que procuram o tratamento e os cuidados psicossociais atribuídos à psicologia. Entre os pontos de maior interesse do público estava a abordagem dedicada a casais homoafetivos e/ou transafetivos e os referenciais teóricos para profissionais. “É uma demanda que está cada vez mais comum e que a/o profissional tem que requer um cuidado especial da/o profissional na escuta, no acolhimento, entendendo que há todo uma complexidade, conhecer a história, as dores e o sofrimento deste casal, que vai além do desejo de ter um filho”, afirmou a psicóloga Maylu de Souza.
A programação do I Encontro da Psicologia e Reprodução Humana Assistida em Salvador foi transmitida ao vivo pelo Youtube e está disponível para quem deseja ver ou rever os debates. (Clique aqui)
Apresentações das palestras:
O perfil das pessoas que procuram o tratamento de reprodução e os cuidados psicossociais atribuídos à psicologia, autora Maylu Barbosa Silva de Souza (CRP-03/17190).
Contextualizando a Reprodução Assistida, autora Dra. Amanda Cútalo Reprodução Humana e Ginecologia.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Processo eleitoral do CRP-03 conta com pedido de inscrição de duas chapas
Duas chapas enviaram pedido de inscrição na disputa para as eleições do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). Os […]
Publicado em 05 julho de 2023 às 14:19Eleições 2025: inscrições de chapas encerradas
As comissões eleitorais responsáveis pela condução do processo eleitoral dos Conselhos Regionais (CRPs) e da Consulta Nacional ao Conselho Federal […]
Publicado em 05 julho de 2023 às 14:1926 anos da Resolução CFP Nº 01/99
Em 2024, foram registradas 291 mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ na Brasil, segundo a pesquisa do Grupo Gay Bahia (GGB). […]
Publicado em 05 julho de 2023 às 14:19