/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  GTPEV lança cartilha sobre ageísmo e a prática profissional da/o psicóloga/o

GTPEV lança cartilha sobre ageísmo e a prática profissional da/o psicóloga/o

O Grupo de Trabalho Psicologia, Envelhecimento e Velhice (GTPEV), vinculado à Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, lançou hoje (22/12) a Cartilha “Ageísmo e a prática profissional da/o psicóloga/o”.

A publicação tem como objetivo dialogar sobre a necessidade de as/os psicólogas/os pensarem em novas formas de atuação junto à pessoa idosa.

As/Os psicólogas/os vão encontrar na cartilha informações sobre ageísmo e as relações com capacitismo, sexismo, racismo, LGBTIfobia, dentre outros. Além disso, as/os profissionais vão contar com informações sobre como pode ocorrer o ageísmo na prática profissional e sobre como combatê-lo.

Envelhecimento e preconceito

O GTPEV destaca, no documento, que o preconceito de idade permeia instituições e setores da sociedade, incluindo aqueles da saúde e assistência social, ressaltando que este preconceito se baseia em uma visão do processo de envelhecimento e da velhice construída histórica e socialmente em um contexto de industrialização, no qual o tempo foi organizado e a vida dos seres humanos passou a ser compreendida como um processo construído em etapas: infância, adolescência, adultez e velhice.

Diante desse contexto, o Grupo chama a atenção como a ausência de reflexões e debates sobre o ageísmo, o processo de envelhecimento e a velhice refletem em práticas profissionais inadequadas nos diversos âmbitos psi promovendo a proliferação/manutenção da estigmatização e violência contra as pessoas idosas em lugar de promover saúde mental.

Acesse aqui a Cartilha Ageísmo e a prática profissional da/o psicóloga/o

Skip to content