/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  GTPAS informa sobre ações realizadas em outubro

GTPAS informa sobre ações realizadas em outubro

No mês de outubro, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou de alguns encontros, através do Grupo de Trabalho Psicologia e Articulações Sindicais (GTPAS).

Na tarde do dia 20, a coordenadora do GT e representante do CRP-03 no Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS Bahia (FETSUAS), Glória Maria Machado Pimentel (CRP-03/8457) esteve no Webnário “Benefícios e Programas de Transferência de Renda”, realizado pela Secretaria Estadual de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A psicóloga compôs a Mesa de Abertura e aproveitou para parabenizar as/os trabalhadoras/es da Assistência Social, que contribuem diariamente, para garantir à população o acesso aos programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais. Além disso, a convidada também destacou a importância destas/es profissionais na linha de frente da pandemia do novo coronavírus e lamentou a ausência de direitos, adoecimentos e sofrimento psicológico causados pelas relações de trabalho precárias e fragilizadas.

Logo após o Webnário, na parte da noite do dia 20, o GT se reuniu no gabinete virtual do vereador Jhonatas Monteiro, juntamente com Marcelo Tourinho (SINPSI-BA) e Geisa Assunção Articuladora da Mobilização pelas 30h em Feira de Santana. A reunião pautou a luta por 30h de jornada de trabalho para psicólogas/os no município e sobre o projeto de lei para a inserção da Psicologia e Serviço Social na rede de educação básica.

Já na tarde do dia 26 de outubro, a participação do Grupo se deu na reunião com a Gerência da Gestão do Sistema Único da Assistência Social em Salvador, na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE). O diálogo girou em torno da convocação das/os aprovadas/os no concurso para Assistência Social em Salvador. Durante a Conferência Municipal de Assistência, foi aprovada uma Moção de Recomendação acerca da convocação das/as assistentes sociais e  psicólogas/os aprovadas/os no cadastro de reserva constante no Edital n° 003/2019.  A Moção foi proposta pelo Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado da Bahia (SAS), Sindicato das/os psicólogas/os no Estado da Bahia (SINPSI-BA), CRP-03 e Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (CRESS-BA). Além do GT, o encontro contou com a presença do Assistente Social Maurício Bodnachuk, representante da Comissão dos Aprovados, recebidas/os pelo Gerente do SUAS, Marcelo Tourinho. Durante a reunião, Tourinho apresentou as tratativas da Secretaria junto aos demais órgãos da gestão municipal, que contemplam as demandas apresentadas na Moção,  no sentido de completar o quadro de profissionais para atuar na assistência social de Salvador, respeitando as Normativas do SUAS,  melhorando a prestação de serviços para população e as condições de trabalho para as/os trabalhadoras/es do SUAS na capital.

Skip to content