/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Em defesa da Psicologia do Trânsito, Conselho realiza campanha em junho

Em defesa da Psicologia do Trânsito, Conselho realiza campanha em junho

Os desafios emergentes da Psicologia do Trânsito nos territórios baianos. Este é o tema da campanha de junho do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03).

O objetivo é reafirmar o compromisso da categoria de psicólogas/os baianas/os com os Direitos Humanos nos processos de mobilidade humana e de trânsito, destacando que são as pessoas que estão no centro de todo e qualquer movimento que envolva o ir e vir.

O presidente do CRP-03, Washington Luan Gonçalves de Oliveira (CRP-03/18055), destaca que a Psicologia do Trânsito é uma das especialidades da profissão de psicóloga/o, sendo que, é um importante campo de atuação, pois tem como proposta um sistema de trânsito mais humanizado que, principalmente, evite acidentes.

Com 52.874 acidentes de trânsito, de janeiro de 2018 a outubro de 2020, a Bahia registra dados alarmantes. Foram 79.645 vítimas não fatais e 5.002 mortes. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia.

Um trânsito seguro impacta diretamente na mobilidade humana e suas transversalidades. Neste sentido, a Campanha reitera as propostas do 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Entre elas está a promoção de discussões referentes à Psicologia do Trânsito, mobilidade urbana, humana e acessibilidade articuladas às políticas públicas, ampliando o campo de atuação da/os psicólogas/os para além da avaliação psicológica.

Em defesa da Psicologia do Trânsito

Washington Luan lembra que defender a Psicologia do Trânsito é sinônimo de defender as vidas. As/Os profissionais que atuam na área estudam cientificamente todas as formas de mobilidade humana de motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas, passageiras/os, etc. Estamos em movimento pela defesa da avaliação psicológica no campo da Psicologia do trânsito, visto que, assim temos uma forma de proteger a sociedade de modo que a Psicologia enquanto ciência e profissão possa proporcionar a manutenção da segurança a partir de prevenção de acidentes e minimização de riscos e/ou danos”, ressalta.

Em defesa da Psicologia do Trânsito, o CRP-03 convoca as/os psicólogas/os baianas/os, assim como estudantes de Psicologia para discutir a importância de um papel político, técnico, profissional e científico nos fazeres desta importante área.

Lives da Campanha

Como parte da campanha está prevista a realização de dois eventos relacionados ao tema. O primeiro será uma Roda de roda de conversa on-line via Google Meet sobre assunto, que acontece no dia 21 de junho, às 19h. Já o segundo evento será a Live Os desafios emergentes da Psicologia do Trânsito nos territórios baianos que está marcada para o dia 30 de junho, com transmissão às 19h, ao vivo pelo Instagram, Facebook e Youtube do CRP-03. Informações sobre inscrições e certificação serão divulgadas em breve.

Confira a programação: 

21/06/2021 – 19h-21h – Roda de conversa “Os desafios emergentes da Psicologia do Trânsito nos territórios baianos”

Participação da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-03 (COF)

Inscrição: https://doity.com.br/roda-de-conversa-os-desafios-emergentes-da-psicologia-do-transito-nos-territorios-baianos/inscricao

Plataforma: Conversa on-line via Google Meet
Evento sem certificado.

30/06/2021 – 19h-21h – Live “Os desafios emergentes da Psicologia do Trânsito nos territórios baianos”

Participação da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e da Comissão de Título de Especialista (CTE) do CRP-03.

Inscrições: https://doity.com.br/live–os-desafios-emergentes-da-psicologia-do-transito-nos-territorios-baianos/inscricao

Evento com certificado.

Acesse aqui Referências Técnica para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de mobilidade humana e trânsito.

 

Skip to content