/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Discussão sobre alteridade, dominação e identidade marcam primeiro dia de Seminário no CRP-03

Publicado em 04 maio de 2017 às 17:21

Discussão sobre alteridade, dominação e identidade marcam primeiro dia de Seminário no CRP-03

Atividade segue até 05 de maio 

A conferência Alteridade, dominação e identidade deu início ao primeiro dia do Seminário Psicologia e Relações Étnico-Raciais na Bahia, nesta quarta-feira, dia 03. Para abrir a programação do evento, a discussão foi conduzida pelo professor da USP, Alessandro Santos, que falou sobre os três conceitos e suas relações com a Psicologia. O seminário será realizado até o dia 05, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP-03).

Para o professor, a Psicologia tem um papel decisivo para a promoção da igualdade étnico-racial no Brasil. “O país avançou muito em termos de marcos regulatórios e ações, a exemplo das ações afirmativas. No entanto, não adianta avançar desta forma se, do ponto de vista das relações humanas, continuarmos a nos relacionar como no período pós-colônia. A ciência que mais trabalha essas relações é a Psicologia, o que mostra a importância do seu papel”, afirmou Alessandro Santos.

De acordo com Valter da Mata, presidente do CRP-03, a Psicologia tem um papel importante na cristalização da forma brasileira de pensar. “Não podemos falar em Psicologia e sim em Psicologias. São diversas perspectivas, campos e entendimento por parte das/os profissionais. Algumas dessas perspectivas estiveram compactuadas com a elite do país, em concordância com a dominação de um grupo sobre outros”, declarou o presidente.

A mesa redonda “A Psicologia na compreensão das relações étnico-raciais na Bahia” deu continuidade à programação do dia.

Saiba mais sobre os próximos dias de programação aqui.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Reunião Ampliada – Serviço de Psicologia na Educação: implantação da Lei 13935/19

O Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes (GTDDCA) promove, no dia 26 de julho de 2024, das 19h […]

Dia Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

A data de 12 de junho foi instituída, em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial […]

Assembleia vota pela reconstrução da sede e compra de um imóvel para instalação provisória da autarquia e atender à categoria em Salvador 

Psicólogas/os inscritas/os no Conselho Regional de Psicologia da Bahia se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária neste sábado (08/06) para apresentação […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo