Publicado em 30 maio de 2022 às 12:10

Reforçando sobre a necessidade de prevenção e cuidado com a saúde das mulheres, principalmente para o urgente enfrentamento da problemática da morte materna, o dia 28 de maio demarca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
Assustadoramente, 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
Importante indicador de qualidade da saúde e inaceitavelmente alta, a mortalidade materna é muito maior entre mulheres negras, pobres, jovens e residentes em áreas rurais. Ou seja, reflete as desigualdades sociais e raciais no acesso aos serviços de saúde, a partir dos marcadores de exclusão.
Considerando que a maioria das complicações que se desenvolvem durante a gravidez podem ser evitadas e tratadas, é urgente reduzir ainda mais a mortalidade materna.
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia reitera a importância de garantir às mulheres atenção integral à saúde mental, reprodutiva, materna e neonatal.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Reunião Ampliada CEDUC aborda a implementação da Lei 13.935/2019
A Comissão de Educação (CEDUC) do CRP-03 realizará uma reunião ampliada no dia 16 de junho, às 19h30, no formato […]
Publicado em 30 maio de 2022 às 12:10CRP-03 informa que o pagamento via cartão de crédito está temporariamente indisponível
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa que, em função de problemas técnicos, a opção de pagamentos via […]
Publicado em 30 maio de 2022 às 12:10Nota de Apoio do Segmento de Trabalhadoras e Trabalhadores do CMASS aos Grevistas
O segmento das trabalhadoras e trabalhadores do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador – CMASS, vem, por meio desta, […]
Publicado em 30 maio de 2022 às 12:10