/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural é celebrado nesta quarta (25)

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural é celebrado nesta quarta (25)


Nesta quarta-feira (25) é comemorado o Dia da/o Trabalhadora/or Rural em todo o Brasil. A data foi instituída pela Lei Nº 4.338, em junho de 1964, em homenagem ao dia da morte do deputado federal Fernando Ferrari.

O deputado era um dos políticos mais engajados na luta pelo direito de trabalhadoras e trabalhadores rurais. A morte do parlamentar se tornou em uma data que chama atenção para as pessoas que trabalham em zonas rurais, campos, fazendas, etc.

Segundo a Agência Senado, o meio rural é onde se concentra a maior parte de trabalhadoras/es em situação irregular. As fiscalizações apontam agressões, cárcere privado, exposição ao risco de vida e saúde. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que na América Latina e Caribe, o emprego rural é caracterizado pela alta vulnerabilidade, consequência da informalidade que atinge 70% das/os trabalhadoras/es do setor. Além disso, os conflitos no campo também são frequentes, principalmente no que diz respeito às disputas por terra, água e conflitos trabalhistas.

A Psicologia precisa se apropriar desta temática para atuar na promoção da saúde mental junto às populações rurais, com objetivo de realizar um fazer crítico, comprometido eticamente com percepção do meio rural.

Skip to content