/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Dia de Luta Contra a Violência à Mulher visa conscientizar população a respeito do tema

Dia de Luta Contra a Violência à Mulher visa conscientizar população a respeito do tema

Um grupo formado por mulheres se reuniu no Teatro Municipal, em São Paulo, para protestar contra o aumento no índice de crimes de gênero em todo o Brasil, em 10 de outubro de 1980. Como desdobramento deste acontecimento foi criado o Dia Nacional Contra a Violência à Mulher. A data tem o objetivo de conscientizar a população brasileira a respeito desta temática, além de chamar atenção para a necessidade de ações que ajudem a acabar com a violência contra mulher no país.

Informações do Ministério da Saúde apontam que, a cada quatro minutos uma mulher é agredida no Brasil. De acordo com a Convenção de Belém do Pará – Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1994 – pode ser caracterizada como violência contra a mulher, “qualquer ação ou conduta baseada no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher”.

Um grande avanço em relação à proteção destas mulheres que deve ser sempre lembrado é a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006 que visa combater a violência doméstica e familiar garantindo punição aos agressores e criando mecanismos para proteger a mulher vítima de violência.

Skip to content