/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Data reforça lutas pelos direitos da população rural

Data reforça lutas pelos direitos da população rural

No dia 17 de abril de 1996, 1,5 mil trabalhadoras/es rurais tinham o objetivo de seguir de Eldorado dos Carajás até a cidade de Belém, em protesto com o objetivo de desapropriar uma fazenda ocupada por famílias sem-terra. Antes de o grupo chegar à capital do Pará, policiais do estado organizaram uma ação contra as/os manifestantes, na qual 19 pessoas foram mortas e outras ficaram feridas enquanto lutavam a favor da Reforma Agrária.

Segundo o Estatuto da Terra, a Reforma Agrária é o conjunto de medidas voltadas para a promoção de uma melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade. O Brasil ainda possui um cenário desigual no que diz respeito à concentração da área rural. Segundo o último Censo Agropecuário realizado, somente 1% das/os donas/os de terra detém o controle de quase 50% da área rural do país.

O dia de hoje existe para reforçar a importância da distribuição de terra de forma mais justa, valorizar a/o trabalhadora/or do campo e lembrar que a luta pelos direitos da população rural, como melhores condições de e trabalho deve ser contínua.

Skip to content