/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 recebe delegação do nordeste para oficinas do CensoPsi2022

Publicado em 29 fevereiro de 2024 às 19:05

CRP-03 recebe delegação do nordeste para oficinas do CensoPsi2022

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, o CRP-03 sediou a primeira edição das Oficinas Regionais do Censo da Psicologia Brasileira no Nordeste. Promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), com o propósito de proporcionar aos Conselhos Regionais um espaço para análise dos dados do CensoPsi 2022, a oficina desta primeira etapa também contou com a participação dos Conselhos Regionais de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe, além de uma delegação do CFP. 

As atividades foram conduzidas por Hugo Sandall, colaborador da pesquisa e instrutor das oficinas, com a participação da equipe do CFP,  Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, coordenador-geral do Censo da Psicologia Brasileira e conselheiro federal, Juliana de Barros Guimarães ,conselheira Secretária do CFP na região Nordeste, e Bibiana Soyaux de Almeida Rosa. 

Antes do encontro presencial, as equipes dos regionais participaram de um treinamento online para conhecer o portal do Censo, como filtrar e observar as informações necessárias para os estados. Durante os dois dias de oficina realizada em Salvador, Bahia, as comitivas dos cinco CRs participantes tiveram o desafio de analisar os dados e estruturar planos com proposições adequadas à realidade da categoria em suas respectivas regiões.  

“Tivemos uma oficina muito proveitosa. Foi muito legal ver o investimento dos cinco CRs no aprendizado, do uso do portal do Censo, das informações. Todos chegaram com elementos que foram coletados nos seus estudos, na sua preparação para olhar esse Censo e tentar adequar a categoria. Essa oficina trouxe uma metodologia, uma maneira de aplicar e de ler esses dados e transformá-los em projetos e ações do nosso sistema Conselho de uma forma inovadora.  Para que a gente possa vislumbrar dados e elementos que nos ajudem a elaborar projetos e ações mais qualificadas, mais eficientes dentro da realidade da região”, explicou Juliana de Barros Guimarães (CRP-02/10764),conselheira Secretária do CFP na região Nordeste. 

Para a presidente do CRP-03, a oficina irá auxiliar o regional na construção de ações mais assertivas para psicólogas/os baianas/os. “A Oficina do Censo da Psicologia proporcionou aos integrantes da gestão do CRP-03 pensar um projeto para atender os resultados que relacionam ao estado da Bahia a inclusão de demandas que pudessem garantir ainda mais uma melhoria na qualidade da prestação do serviço e de comunicação para a categoria”, afirma Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974), presidente do CRP-03. 

Sobre o Censo 

Em 2022, o Conselho Federal de Psicologia lançou o Censo da Psicologia Brasileira, resultado da realização de mais de 20 mil entrevistas junto à categoria. Intitulado “Quem faz a Psicologia Brasileira? Um olhar sobre o presente para construir o futuro”, o material compila os dados em dois volumes: o primeiro aborda temas relacionados à formação e inserção no mundo do trabalho, enquanto o segundo reúne reflexões sobre condições de trabalho, fazeres profissionais e engajamento social. Esse foi o maior mapeamento já feito junto à comunidade Psi e, desde então, tornou-se um importante instrumento para a compreensão da formação histórica da categoria e das condições atuais do exercício profissional.

No mesmo ano, a Resolução CFP 30 transformou o CensoPsi em uma ação permanente. Dessa forma, o levantamento será feito a cada cinco anos, com o objetivo de institucionalizar a ferramenta como uma política contínua de acompanhamento.

Saiba mais sobre o CensoPsi 2022. Clique aqui. 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Conselho inicia estratégia de gestão intitulada Movimenta CRP-03

Projeto é  produto da utilização de informações do CensoPsi 2022,  pensado a partir da Oficina do Censo da Psicologia – […]

Expediente alterado 04 e 05 de abril

Nos dias 04 e 05 de abril a Sede e as Subsedes do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) […]

Reunião Ampliada Temática do Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes 

No dia 11 de abril, o Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes (GTDDCA), da Comissão de Direitos Humanos […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo