/home/crp03org/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 participa do seminário “A desconstrução da lógica manicomial – construindo alternativas”

Publicado em 18 setembro de 2015 às 16:22

CRP-03 participa do seminário “A desconstrução da lógica manicomial – construindo alternativas”

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveram, nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília, o seminário “A desconstrução da lógica manicomial – construindo alternativas”. Durante a atividade foram debatidos temas, impasses e desafios para questões como: pessoas em sofrimento mental em conflito com a lei; os pacientes judiciários; a segregação e a urgência de se discutir alternativas, como o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ-MG) e o Programa de Atenção ao Louco Infrator (PAILI-GO).

Para a Conselheira do CRP-03, Emmila di Paula, “Ainda há necessidade de desenvolvimento de novas articulações em redes, entre conselhos de classe, associações diversas, poder legislativo e judiciário. Isso é necessário para o enfrentamento da realidade que já está dada, tendo como diretriz principal a extinção dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, e a real implementação da reforma psiquiátrica no Brasil. As discussões foram bastante interessantes e a atividade foi de grande valia. Entretanto, problematizo o fato de, mesmo tendo se tratado de um evento aberto e gratuito, as participações estarem ainda limitadas às representações dos Conselhos Regionais de Psicologia e algumas/ns poucas/os estudantes”.

Relatório Brasil 2015

Na ocasião foi lançado o Relatório Brasil 2015, com resultados de inspeções aos manicômios, feitas por Conselhos Regionais de Psicologia, em instituições judiciárias deste perfil em 17 estados, além do Distrito Federal. A proposta da publicação é dar visibilidade ao que acontece nessas instituições. Discutir as práticas excludentes, punitivas e o cuidado das pessoas que, hoje, ainda se encontram nesses ambientes, muitas sob condições adversas e contrárias ao modelo assistencial.

Fonte: Conselho Federal de Psicologia.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído no ano de 1996, pela Organização das Nações […]

CRP-03 e SINPSI-BA emitem carta de recomendação em defesa do piso salarial digno para Psicólogas/os

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) a partir do XVII Plenário e o Sindicato das/os Psicólogas/os do Estado […]

CRP-03 em Movimento leva serviços da autarquia para Barreiras

O projeto CRP-03 em Movimento segue para a Região Oeste, nesta semana. A atividade está marcada para os dias 21 […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo