/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 participa de Encontro de Presidentes, Tesoureiras e Secretárias do Sistema Conselhos de Psicologia

Publicado em 31 março de 2023 às 12:43

CRP-03 participa de Encontro de Presidentes, Tesoureiras e Secretárias do Sistema Conselhos de Psicologia

Dirigentes dos Conselhos de Psicologia de todo o país estiveram reunidos em Brasília/DF, nos dias 24 e 25 de março, para o Encontro de Presidentes, Tesoureiras e Secretárias do Sistema Conselhos. O evento teve o propósito de fortalecer o diálogo e alinhar os temas relevantes para a Psicologia brasileira. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) foi representado pela presidente Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974), pela tesoureira Gloria Maria Machado Pimentel (CRP-03/8457) e pela secretária Priscila Barbosa Lins (CRP-03/10412).

A programação destacou aspectos importantes para as gestões administrativas dos órgãos, bem como panorama de sistemas e plataformas voltados ao aperfeiçoamento do atendimento e oferta de serviços à categoria. Também foi oportunidade para compartilhar atividades e projetos que deverão orientar a atuação ao longo do próximo triênio e ações estratégicas da nova gestão no campo das políticas públicas e do Legislativo.

” Esta reunião proporcionará que  a  nossa gestão organize um planejamento para solução de demandas apresentadas pela categoria, mas que estavam vinculadas aos processos licitatórios executados através do Conselho Federal de Psicologia. Desta forma, conseguiremos avançar com estas novas informações da gestão técnica apresentada, visando garantir a melhoria de nossos serviços de atendimento a categoria“, afirma a presidente do CRP-03, Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974). 

Aprimoramento da gestão técnica e administrativa

Temas como anuidades, auditoria interna, gestão de pessoas, transparência e prestação de contas integraram a programação do encontro relacionada ao aprimoramento da gestão técnica e administrativa.

Entre os tópicos abordados, novos acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) relacionados ao pagamento de diárias e auxílio de representação e também sobre as regras para cobrança de inadimplentes. Outro ponto em destaque foi a plataforma Atos Oficiais, que disponibiliza o conjunto de normativas que devem orientar a atuação do Conselho Federal e de todos os Conselhos Regionais.

Ainda no que se refere à gestão técnica e administrativa, o encontro abordou o processo de implantação e funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Atualmente, oito Conselhos já utilizam plenamente a plataforma voltada à eficiência administrativa, 11 CRs estão na etapa de análise dos requisitos, e seis no estágio de ambiente teste.

Também foi aberto diálogo sobre o Sistema BRC – nova plataforma voltada a integrar a gestão de informações cadastrais, financeiras, de processos e de fiscalização no Sistema Conselhos. Na ocasião, a empresa responsável pelo fornecimento do BRC apresentou panorama quanto ao processo de migração e encaminhamentos quanto às instabilidades que têm sido registradas.

Presidentes, tesoureiras e secretárias também foram atualizados sobre a disponibilização da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP). A nova CIP conta com tecnologias que conferem maior praticidade no cotidiano da atuação profissional, com integração a serviços prestados pelos Conselhos Regionais de Psicologia, entre outras facilidades.

Psicologia como ciência e profissão

Durante o encontro, o CFP compartilhou com os Conselhos Regionais ações importantes que serão implementadas pela Autarquia ao longo da gestão 2022-2025. Entre elas está o Projeto Memórias da Psicologia Brasileira, instituído pela Resolução CFP n° 01/2023 para dar caráter permanente à política de preservação da memória de nossa ciência e profissão.

Outro importante tema é a proposta de ciclo de debates acerca dos resultados do Censo da Psicologia Brasileira. O objetivo é que os resultados possam ensejar reflexões no âmbito do Sistema Conselhos, de modo a embasar ações e programas para lidar com os desafios diagnosticados pelo levantamento.

A programação trouxe ainda as deliberações da Carta de Propostas ao Sistema Conselhos de Psicologia sobre as Identidades Trans. O documento é resultado de encontro promovido em fevereiro deste ano, no Conselho Federal de Psicologia, e que apresentou um conjunto de propostas para políticas sobre transexualidades na Psicologia brasileira.

Ações estratégicas

Presidentes, tesoureiras e secretárias também tiveram a oportunidade de debater temas e ações estratégicas para a Psicologia no atual contexto social e político do país. O fortalecimento nos espaços de controle e aprimoramento das políticas públicas esteve em destaque, com a sugestão de levantamento em todo o Sistema Conselhos para subsidiar ações voltadas ao incremento do papel institucional de atuar como órgão consultivo em matéria de Psicologia.

Nessa perspectiva, também foi apresentada análise de conjuntura acerca do cenário no Legislativo e das propostas de interesse da Psicologia que tramitam no Congresso Nacional – especialmente os projetos de lei para a jornada de até 30h e para o estabelecimento de piso salarial. Uma consultora legislativa detalhou aspectos centrais no processo de tramitação no Parlamento brasileiro e a deputada federal Erika Kokay (PT/DF) trouxe uma análise da atual conjuntura.

Saiba mais:

Acesse aqui a galeria de fotos do Encontro entre presidentes, secretárias e tesoureiras do Sistema Conselhos de Psicologia

Clique aqui e leia os dois volumes do Censo da Psicologia Brasileira

*Com informações do CFP. 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

CRP-03 anuncia seleção para vaga de estágio em Secretariado Executivo

O Conselho Regional de Psicologia – CRP 3ª REGIÃO (CRP-03)torna pública a realização de processo seletivo para preenchimento de 01 […]

Reunião de Indicação do GTI de Ribeira do Pombal

A Comissão de Interiorização (COMINTER) do CRP-03 convoca profissionais da região de Ribeira do Pombal para reunião ampliada online que […]

CRP-03 tem funcionamento alterado no Carnaval

Em função da proximidade da sede em Salvador dos dois principais circuitos do Carnaval, o Conselho Regional de Psicologia da […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo