/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 participa da X Plenária e VIII Seminário Nacional do FNTSUAS, em Salvador (BA)

Publicado em 26 novembro de 2022 às 17:42

CRP-03 participa da X Plenária e VIII Seminário Nacional do FNTSUAS, em Salvador (BA)

“Desafios à consolidação do SUAS: o papel dos/as trabalhadores/as na sua implementação” – a partir deste tema, o Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS reúne representantes das mais diversas categorias profissionais na X Plenária e no VIII Seminário Nacional, que acontecem no Espaço Xisto Bahia, em Salvador (BA), contando com a parceria do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) na estruturação e organização do evento. A programação também está sendo transmitida pelo canal do FNTSUAS no YouTube e segue até este domingo (27).

Coordenadora da Comissão Regional de Psicologia na Assistência Social (Corepas) do CRP-03, Monaliza Cirino é uma das pessoas que estão ativamente colaborando na realização de toda a programação. Ela explicou que “a proposta principal do evento é ser um espaço de debate de organização das/os trabalhadoras/res da Assistência Social a nível nacional”. E que a Psicologia integra o rol de categorias vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS): “uma política pública que engloba psicólogas/as; tudo isso é importante para nós como campo importante de atuação”, apontou.

A conjuntura nacional, que envolve as várias categorias em torno do SUAS, desde a formulação de políticas públicas, implementação de serviços para atendimento à população e as respostas das/dos cidadãs/os a estas ações; bem como o plano de trabalho e de lutas em torno da Assistência Social estão sendo pautas desse encontro, conforme relatou Monaliza Cirino. “O CRP da Bahia participa da composição do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS [FETSUAS-BA], que compõe o Fórum Nacional [FNTSUAS] e inclusive, atualmente, participa da coordenação nacional”, completou. 

Psicóloga convidada (CRP 03/6660) na Corepas/CRP-03 e conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social da Bahia (Ceas-BA), Thaís Machado reforçou a necessidade de participação política institucional e mobilização social na defesa das pautas levantadas através do SUAS. “Ocupem os espaços de controle social. Os conselhos são a principal ferramenta, hoje, do exercício da cidadania e da democracia; onde a gente pode fiscalizar, acompanhar e contribuir com a construção das políticas públicas. A gente precisa estar nesses lugares”, frisou a conselheira na mesa de abertura.

Entre diversas explanações, os riscos à integridade do SUAS no Brasil foram destacados. “Isso não prejudica só os trabalhadores, embora incida também sobre nós; mas, usuários [do SUAS] e o país como um todo, uma vez que se aprofunda o abismo social, desigualdades e todas as suas mazelas que abalam a população em geral”, apontou do plenário o coordenador do FETSUAS de São Paulo, Alan Carvalho. Como contrapartida, ele considera que trabalhadoras/es nucleadas/os em torno do SUAS sejam consultadas/os na formulação e implementação intersetorial de políticas públicas.

Em diálogo, as/os palestrantes e o plenário foram unânimes nos posicionamentos defendidos durante essa primeira noite de encontro mediado pelo FNTSUAS, ao proporem a articulação entre as múltiplas categorias profissionais pelo propósito da estruturação de um projeto de país a partir de suas respectivas áreas e locais de atuação. A perspectiva é que haja deliberações pactuadas no evento em vista do SUAS.

Você pode acompanhar a transmissão dessa primeira noite de realização do evento pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=1MHQfkxmesA

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

II COMIGRAR: CFP realiza conferência livre sobre Psicologia no contexto de migração, refúgio e apatridia

Psicólogas e psicólogos têm até 3 de março para efetivar inscrição exclusivamente por formulário eletrônico O Conselho Federal de Psicologia […]

Penalidades públicas da Comissão de Ética do CRP-03

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa sobre penalidades públicas da Comissão de Ética da autarquia: Processo Ético […]

CRP-03 anuncia seleção para vaga de estágio em Secretariado Executivo

O Conselho Regional de Psicologia – CRP 3ª REGIÃO (CRP-03)torna pública a realização de processo seletivo para preenchimento de 01 […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo